Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Cem anos de festa

24 de outubro de 2011 0

Onde tem Oktoberfest tem música, dança e chope. Essa tradição, surgida na Alemanha, chegou a Porto Alegre há cem anos, quando a Sogipa promoveu a primeira edição da festa na sede do bairro (então arrabalde) São João.

Cena de uma Oktoberfest do início do século 20. Fotos: Memorial Sogipa, reprodução

Naquele outubro de 1911, um grupo de imigrantes e descendentes de alemães – que na época eram cada vez mais presentes e influentes em Porto Alegre – resolveu editar por aqui as tradicionais festas de outubro de seu país de origem. Como se pode ver na foto acima, nem só de trajes típicos se fazia a Oktoberfest – embora não faltassem bandas de música alemã com músicos vestidos a rigor. Em destaque na imagem, a Casa dos Bávaros, com um painel representando uma paisagem alemã – os alpes.

No início do século 20, as atrações da festa incluíam números de palhaços, como na cena abaixo, no alpendre da Casa dos Bávaros:


Outra curiosidade da Casa dos Bávaros era a estátua de São Miguel com aparência de colono, colocada na cobertura lateral à casa.


Os bávaros haviam fundado a ordem de São Miguel em 1915 e, durante a festa, o público podia pagar um tostão para pregar um prego na imagem do santo. O valor arrecadado foi doado à Cruz Vermelha. Abaixo, no detalhe, pode-se ver os pregos por toda a estátua. A foto foi tirada na década de 1920.



No próximo domingo, a exemplo do último, o centenário da oktoberfest da Sogipa será comemorado com intensa programação, das 11h às 20h. Justamente como foi em 1911.

Você lembra de edições antigas da Oktoberfest da Sogipa? Comente aqui ou envie fotos para o e-mail almanaque@zerohora.com.br.

Envie seu Comentário