Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Bem antes do feminismo

17 de novembro de 2011 0

Foi bem antes que as mulheres desencadeassem o Movimento pela Libertação Feminina e promovessem o protesto da queima de sutiãs no concurso de Miss America em setembro de 1968 em Atlantic City, EUA. Nos anos 1930, as senhoras de São Marcos, na serra gaúcha, já tinham decidido que pelo menos uma vez, ao final de cada ano, realizariam um encontro de confraternização, exclusivamente feminino.

Nesta foto acima, em que aparecem mais de 70 pessoas, só duas são homens. Um é o gaiteiro, que era admitido porque tinha que animar a festa no Hotel Tadiello. O outro, Alcides Francisco Veronese, está, aos cinco meses de idade, no colo de sua mãe Palmina Biasuz Veronese.
Com o auxílio de Hilda Ruaro Golo, foi possível identificar algumas das participantes do evento em 1934: Ema Ártico, Santina Tonioli Nicoletti, Angela Sandi Grison, Elisa Pante, Rosa Pante, Ermínia Cambruzzi Tomé, Angelina de Lavra Pinto com a filha Alda, Gilda Tadiello, Marieta Tadiello Santini e a filha Jurema e, ainda, Ambrosina Ruaro e sua nora Genoveva, que está com a filha ao colo.

Envie seu Comentário