Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Rossano, o mestre das rédeas

21 de novembro de 2011 3

Dá-lhe, Rossano!, gritavam os apostadores confiantes na performance do jóquei Mario Joaquim Rossano, que, entre 1947 e 1970, atuou nos Hipódromos do Moinhos de Vento e Cristal. Ele sempre correspondeu e foi ídolo em sua época, acumulando mais de 1.200 vitórias.

Rossano completa 80 anos no dia 26 de dezembro. Destes, 67 foram dedicados ao turfe, como cavalariço, jóquei, treinador e proprietário. Ontem, dia de GP Bento Gonçalves foi homenageado com o lançamento de um livro (foto abaixo), que conta sua trajetória e cujo título é: Dá-lhe, Rossano! 25 anos sobre as patas dos cavalos, homenagem do filho, e amigos, em reconhecimento a um homem que gosta do que faz.

Veja fotos do Hipódromo Moinhos de Vento, onde hoje funciona o Parcão:

À esquerda a Rua Mostardeiros e à direita, na diagonal, a Avenida 24 de Outubro

Frequentadores na década de 1920

Comentários (3)

  • Marcelo Xavier diz: 21 de novembro de 2011

    O turfe era fonte de inspiração para o tango, por exemplo. Por una Cabeza é um deles, o outro também paga tributo a outro grande jóquei, o uruguaio Irineu Leguisamo, que chegou a disputar páreos aqui, no Rio Grande do Sul. Gardel era admirador dele e cantava essa canção para Irineu, Leguisamo Solo:

    “Leguisamo solo!…”
    gritan los nenes de la popular.
    “Leguisamo solo!…”
    fuerte repiten los de la oficial.
    “Leguisamo solo!…”
    ya esta el puntero del Pulpo a la par.
    “Leguisamo al trote!…”
    y el Pulpo cruza el disco triunfal.

  • Rossano Ayres diz: 23 de novembro de 2011

    Bah, pensei que só existia eu de Rossano nesse Rio Grande, que legal descobrir um xará tão famoso e vencedor como este. Não conhecia a história dele. Legal mesmo. Vou procurar o livro. Parabéns pelo Blog, está muito bom! Abração.

  • FRANCISHAYME ROSSANO diz: 24 de novembro de 2011

    OLÁ,SOU NETA DO HÉLIO ROSSANO SÃO JOSÉ DO NORTE,FILHA DO JOÃO FRANCISCO ROSSANO(CHICO)MEU PAI É FILHO DO HÉLIO E DA NECI.

Envie seu Comentário