Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Gre-Nal da fumaceira

29 de novembro de 2011 16

Estamos vivendo um período que a crônica esportiva chama de Semana Gre-Nal – ou seja, os dias que antecedem o maior clássico do futebol gaúcho. Grêmio e Internacional voltam a se enfrentar no próximo domingo, encerrando suas participações no Campeonato Brasileiro deste ano.

Fotos: arquivo pessoal de Almir Gomes, reprodução

Em homenagem à 389ª edição do clássico, o Almanaque Gaúcho reproduz aqui a embalagem dos cigarros Grenal, da Cia. de Cigarros Sinimbu, de Santa Cruz do Sul.

A empresa também produziu marcas como Hudson, Monroe e Presidente e foi comprada por um grupo alemão na década de 1970.

Você lembra dos cigarros Grenal? Comente.

Comentários (16)

  • cesar ronaldo barreto correa diz: 29 de novembro de 2011

    Realmente em minha infância vi muitos parentes que fumavam o cigarro Grenal.

  • Éder diz: 29 de novembro de 2011

    meu pai morreu fumando essa coisa, afffffffffff

  • João Antônio diz: 29 de novembro de 2011

    Quando era criança costumava, junto com meus amigos, sair pela rua catando carteiras de cigarro para fazer uma coleção. Era criança, mas conhecia todas as marcas. Tinha as mais difíceis e as mais fáceis. Por isso lembro desta.

  • Hamilton diz: 29 de novembro de 2011

    Quando piá colecionava carteiras de cigarro e tinha esta , GRE-nal

  • Max Antonio diz: 29 de novembro de 2011

    No início dos anos 70 certo dia experimentei esse cigarro achando-o uma porcaria. Grenal…, somente um bom clássico para nos dar prazer! Felizmente, hoje não fumo mais e foi a melhor coisa que fiz na vida.

  • RICARDO diz: 29 de novembro de 2011

    NA COLEÇÃO DO TIO CLERIO TINHA.

  • Ubiratan Lucas diz: 29 de novembro de 2011

    Lembro bem embora não seja fumante, e aproveitando o momento nostálgico, lembro tambem que em semana de grenais a rede dos postos Shell em Porto Alegre e arredores distribuia elefantinhos e bandeirinhas alusivas aos dois clubes, era uma época bem mais civilizada, em que se podia ir com a familia aos jogos, bons tempos.

  • Renato diz: 29 de novembro de 2011

    Sim sou do tempo deste cigarro, inclusive fazia coleção de carteiras de cigarro vazias e esta quando foi lançado era uma das mais valiosas, depois com o tempo se tornou comum, mas lembro muito bem dela

  • Fernando Colorado diz: 29 de novembro de 2011

    Não só lembro como até acho que andei pitando alguns lá pela minha adolescência. Mas o bom mesmo era um jogo que a gurizada pobre da vila fazia com carteiras vazias dobradas, as quais eram depositadas em um círculo riscado na terra (gude) e disputadas a golpes de pedra lascada (champas). As carteiras de Gre-Nal eram das mais visadas nessas inesquecíveis pelejas, e muitas delas devem enfeitar a lembrança de muitos de minha geração até hoje. E já naqueles tempos remotos despontava um flamejante vermelho-e- branco da beira do rio. Bons tempos…

  • Helder Hartmann diz: 29 de novembro de 2011

    Também sou deste tempo e lembro-me sim, dessa marca de cigarros. Sou ex-fumante (há mais de 20 anos), mas nunca fumei essa marca. As marcas que usei, foram Minister, Hollyhood, Continental (tinha com ou sem filtro – cigarro muito forte), Vila Rica (o do Gérson), o Monroe também experimentei, por último o que fumava era Carlton ou Hilton.

  • gilberto diz: 29 de novembro de 2011

    Entrei na porcaria do vício com o cigarro Presidente. Lembro do Grenal e do Hudson também.

  • Julio Cesar diz: 29 de novembro de 2011

    Viu João Antonio também sou deste tempo de juntar carteiras pela rua para colecionar, e nem por isso sou um fumante.

  • almir gomes diz: 29 de novembro de 2011

    “Presidente” era um dos mais vendidos da Sinimbu, interessante eram os quase plágios de marcas menos prestigiadas pra cima das famosas, o “Kissme”, p.ex. se inspirava no Minister, o próprio Continental mais antigo, sem filtro, parece meio cópia de uma versão do Chesterfield, da Phillip Morris americana e por aí.

  • Aline diz: 2 de dezembro de 2011

    E aí pessoal! Alguém de vocês conhece, ou tem alguma coleção destas carteiras? Gostaria do contato da pessoa, podem me mandar e-mail: alineheineck@yahoo.com.br.
    Abraços!

  • rodrigo diz: 8 de fevereiro de 2012

    mas e aquele Gre-nal que teve no Estádio ddos Eucaliptos, o estádio do Avenida, em Santa Cruz do DSul, no ano de 64, será que foi por causa desse cigarro? eles gostaram do nome da marca e resolveram fazer um clássico na Santinha? hum?

  • Marcio diz: 20 de março de 2012

    sou colecionador de embalagens de cigarros. Caso alguem tenha, favor entrar em contato: theodoro.marcio@hotmail.com

Envie seu Comentário