Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Esqui sem neve

02 de janeiro de 2012 94

Embora o fenômeno da neve não seja lá tão frequente no Rio Grande do Sul, a serra gaúcha já teve o esqui entre seus principais atrativos. O destino dos turistas esquiadores era Garibaldi – onde funcionou, entre 1968 e 2001, a Estação de Esqui Presidente Médici.

Fotos: Ricardo Chaves, arquivo pessoal

Idealizada e construída por um fã de esqui, o garibaldense David Santini, a pista não dependia dos humores do clima – era feita de material plástico, o que permitia a realização de campeonatos no inverno e também no verão.


Além dos competidores, o parque – que contava também com teleférico, restaurante panorâmico, tobogã e espaço para hospedagem – também era bastante procurado para passeios: nos finais de semana, o público que passava por ali chegava a 5 mil pessoas.

A área do parque, com cerca de 20 hectares, hoje está abandonada. A prefeitura de Garibaldi tem a intenção de revitalizar o local, mas ainda não há um prazo definido para isso. Por enquanto, a Serra do Esqui fica na memória – e nas fotos deste post, feitas na década de 1970.


Você conheceu a pista artifical de esqui em Garibaldi? Comente.

Comentários (94)

  • Cíntia de Souza Santana diz: 2 de janeiro de 2012

    Eu estive lá quando tinha 06 anos, não esquiei mas nunca mais esqueci aquela visão… a pista parecia infinita para mim.

  • Evanio diz: 2 de janeiro de 2012

    Ontem, eu e minha esposa passamos pelo local e lembramos da vez que fomos ao parque. Era muito bom. Uma pena que esteja fechado, pois era um bom atrativo da serra gaúcha.

  • FERNANDO diz: 2 de janeiro de 2012

    CONHECI NOS ANOS 70.
    ERA ALGO FORMIDAVEL.NÃO TINHA INTIMIDADE COM ESQUI,POIS TINHA SOMENTE 8 ANOS,MAS GOSTAVA DE ANDAR NO TOBOGÃ.
    TOMARA QUE O PODER PUBLICO DE GARIBALDI CONSIGA ATRAVES DO MINISTERIO DO TURISMO UMA BOA VERBA PARA PODER REATIVAR ESTE PONTO TURISTICO.

  • Sandro diz: 2 de janeiro de 2012

    Sim, conheci. Sou natural de Garibaldi e lamento muito o estado em que se encontra o local. Infelizmente não há interesse do proprietário em manter o local. Foi um lugar memorável e que certamente traz muita saudades para quem conheceu.

  • Rita Dias diz: 2 de janeiro de 2012

    Nossa, lembro muito, eu era criança, não cheguei a usar a pista de esqui, mas adorava descer no tobogã que era gigante, na encosta do morro mesmo, muita adrenalina para uma menina de +- 8 anos e depois para subir tinha que ir pelas cadeirinhas do teleférico…maravilhoso!!!!Pena que não existe mais para poder apresentar para minhas filhas.Adorava visitar Garibaldi, é uma cidade linda.Recomendo!!!

  • JOAO ADAUTO DOS SANTOS diz: 2 de janeiro de 2012

    Frequentei e muito as dependencias da pista de esqui de Garibaldi, sempre levava a familia nos finais de semana para assistir as competições e aos novatos que se aventuravam, tinha otima estrutura, como tudo que é bom neste país …. se foi, seria otimo se a reerguesem novamente.

  • Patrícia Sonaglio diz: 2 de janeiro de 2012

    lembro sim! Iamos com a família em alguns fins de semana. Nunca desci de esqui (era pequena), mas andei de teleférico e tobogã. O lugar tem uma vista privilegiada, bem arborizado, idela para passar com a família. (Só faltou no arquivo de fotos o minúsculo portal imitando um iglu, por onde os carros passavam!!!) Abraços.

  • Robert diz: 2 de janeiro de 2012

    Sim, tive o prazer d conhecer em duas oportunidades (que boas lembranças).A primeira foi em uma excurção de final de ano da escola lá nos anos 90. Me Lembro que o esqui era mt dificil pois como o material era de plastico e a pista bem ingrime vc tomava uma velocidade impresionante, logico contando ainda com a falta de pratica a coisa vira uma seção de tombos…rs
    A segunda foi com a familia, me Lembro q na oportunidsde o esqui estava fechada e ficarmos nos divertindo no toboga, que era mt bom…..

  • Camila diz: 2 de janeiro de 2012

    Eu conheci o parque em um passeio de colégio, por volta de 1998/1999. O local era muito bonito e além da pista de esqui, haviam outros atrativos, como o tobogã e o teleférico!!! No tobogã sentava-se em um saco de juta e descia com aquele frio na barriga…ótimas lembranças de infância!!!

  • giuliano barragana diz: 2 de janeiro de 2012

    eu fui acho que a uns 20 anos atras hoje estou com 33 anos e foi muito legal nunca vou esquecer..andei naquele tobogã imenso muito tri..

  • Paulo diz: 2 de janeiro de 2012

    ESSA É DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO!! Estive lá por 1980 e era uma curtição e tanto, não cheguei a esquiar, mas andava incansavelmente no tobogã, descendo de saco de estopa!! Que saudades daqueles tempos… na entrada do parque havia um “igluzinho” aonde ocorria a cobrança das entradas… bons tempos!!

  • Rafael Poletto diz: 2 de janeiro de 2012

    Poxa, que bem lembrado, infelizmente perdemos uma das maiores atrações que já tivemos serra gaúcha, passei muito minha infancia e adolecencia nesta estação, eram bons momentos juntos a amigos e familiares, sempre curti muito isso e tomara que o poder público e porque não algum empresario volte a investir nessa atração, hoje largada ao abandono e ao esquecimento. Sucesso ao Esqui de Garibaldi, cidade irmã da que resido, Bento Gonçalves.

  • Beti diz: 2 de janeiro de 2012

    Eu sai de Erechim para um passeio com a turma do colégio, na década de 80. Onde o principal era conhecer Gramado e Canela. Mas nós alunos da 7ª serie, só queriamos saber mesmo de visitar a estação de Sky em Garibaldi.. tanto, que atrasamos nossa chegada em Gramado porque ninguem queria parar de brincar no tobogã. Até hoje quando passo por lá.. não entendo como deixaram um ponto turístico tão importante e visitado cair no esquecimento.

  • Lise diz: 2 de janeiro de 2012

    Estive na estação de esqui em 1999, é uma pena que esteja fechado, pois era muito divertido, sem falar que o parque era muito bonito. Espero que a autoridade local ou empresários da região tenham interesse pois a ideia é muito interessante e uma ótima opção para a família.

  • Alex Pizzatto diz: 2 de janeiro de 2012

    Tenho parentes em Garibaldi e minha mãe é natural de lá, fui inúmeras vezes a este local saudoso e lindo. Acredito que iniciativas como essa na serra gaúcha são exemplares para o desenvolvimento da atividade do turismo de forma saudável e atrativa, sem simplesmente focar no turismo de consumo.
    A iniciativa para o final dos anos sessenta considero exemplar, pioneira e exemplar.
    Existiam campeonatos de esqui, tenho um amigo, o Joe Pieta, que exibe seus prêmios em seu bar….seria maravilhoso possuir esse local funcional e atrelado ao roteiro turístico da serra gaúcha

  • vande diz: 2 de janeiro de 2012

    é uma pena não existir mais, garibaldi era conhecida nacionalmente por isso, hoje está em ruinas, passaram varios governates e nada foi feito para reerguer, falta competencia politica para tal. e nós vivemos a merce desses imcompetentes.

  • Fabiane diz: 2 de janeiro de 2012

    O esqui era ótimo na época em que estive lá desciamos de escorregador e subiamos de teleferico era dimais…

  • Denise diz: 2 de janeiro de 2012

    Sim, conheci quando tinha uns cinco anos. Meus avós me levaram algumas vezes para a pista “fácil” e para o tobogã.. ficou uma doce memória..espero que retorne para, quem sabe um dia, levar meus netos.

  • Esther E. Machado diz: 2 de janeiro de 2012

    Conheci o parque em julho de 1975, pois meu marido e eu passamos a nossa lua de mel em Garibaldi. Não andamos na pista de esqui, mas lembro da bonita paisagem quando estávamos no teleférico. Que bom ver essas imagens…

  • Vinicius diz: 2 de janeiro de 2012

    Fui várias vezes quando era criança adorava passar por baixo do iglu de carro, e os teleféricos, saudades :( . Espero que abre denovo.

  • Daniel Riedi Souza diz: 2 de janeiro de 2012

    Conheci, mais do que isso, vivi o Parque de Esqui. Meu avô, Angelo Riedi, fez parte da história desta cidade maravilhosa onde minha mãe Clarite nasceu e me proporcionou o privilégio de passar diversas férias neste paraíso que era Garibaldi. Os Campeonatos Brasileiros de Esqui movimentavam a cidade, ao vivo era um espetáculo.

  • Rogelio diz: 2 de janeiro de 2012

    a área te terra do Ski foi negociada a pouco tempo, e o atual proprietário vai construir um condomínio industrial, é uma pena que atrativos como este se percam.

  • Rosane Colombo diz: 2 de janeiro de 2012

    Estivemos lá em nossa lua mel … era inverno frio … o clima gostoso … nem sabia que tinha fechado … é uma pena … era um lugar muito aconchegante e gostoso … isso foi a 15 anos atras …

  • Renata diz: 2 de janeiro de 2012

    Conheci o parque e andei no teleférico, durante um passeio da escola. Era algo fascinante para todos.
    Tomara que retomem o parque e o ativem novamente.

  • Marlise Michels diz: 2 de janeiro de 2012

    Que pena! Era um lugar que eu adorava ir.Quando estudei no Santo Antonio, íamos no esqui qdo dava.Lamentei muito quando o esqui foi desativado. Agora quando se passa pelo iglu voltam lembranças boas.QUE PENA!

  • Eric Schink diz: 2 de janeiro de 2012

    É realmente uma pena estar fechada. Isso só diminui o turismo na serra gaucha, e o estado fica cada vez mais conhecido como sendo apenas uma “passagem obrigatória” para quem vai para Sta Catarina.

  • Dalila Camillo Manfroi diz: 2 de janeiro de 2012

    Lembro bem no final dos anos 90 (1999 e 2000) passei por lá diversas vezes com minha família e um namoradinho do tempo de adolescente.

    Descer no tobogã dentro de um saco de arroz e depois voltar de teleférico. E a bela vista da cidade de Garibaldi, sempre meia encoberta pela cerração…

    Saudades daquela época…

  • Vinicius diz: 2 de janeiro de 2012

    Uma pena que Garibaldi perdeu esta grande atração!! Hoje em dia dá até medo de passar pelas ruínas do parque. Infelizmente políticos e empresários da região não conseguem ver além da uva e da polenta.

  • Eliete Elisa Pedron diz: 2 de janeiro de 2012

    Lembro da estação de esqui, era linda! Meu pai trabalhava em Garibaldi e costumava levar-nos para passear no Parque, bons tempos! Tomara que a prefeitura consiga reativá-lo.

  • Janaí diz: 2 de janeiro de 2012

    Conheci com 16 anos, fui com um grupo de amigos do grupo de jovens ao qual frequentava… Hoje, com 47 anos lembro dos detalhes do parque e do medo terrível de descer no teleférico, da crise de pânico da amiga Janice e de ter só andado na pista de esqui… Saudades!!!!

  • Marcelo Fava diz: 2 de janeiro de 2012

    E como lembro, meus primos, minha tia e meus avós moravam lá e sempre quando visitávamos garibaldi meu vô Fava nos levava lá, saudades daquele tempo, descer o tobogã e depois subir de cadeirinha, na pista de esqui nunca me aventurei, mas o parque era ótimo.

  • Gesiela diz: 2 de janeiro de 2012

    Deviam mostrar isso ao Poder público de Garibaldi, que vergonha deixar um ponto turístico como esse chegar a uma situação lamentável como está. Mexan-se políticos, finjam que trabalham devez em quando e façam algo para reativar o Ski.

  • Fernando diz: 2 de janeiro de 2012

    Estive, nos anos 90, nas cabanas que alugavam lá. Foi a noite em que senti mais frio na minha vida, e já estive em lugares com neve. A cabana, que contava com lareira, deu conta do recado, mas queimei umas duas árvores nela.

    Bons tempos !!!

  • Hermes Lorenzon diz: 2 de janeiro de 2012

    Nasci e passei toda a minha infância em Garibaldi. Fui muitas vezes à estação de esqui, a pé, de bicicleta, para assistir a um dos mais belos pores do sol. Uma pena mesmo ver o local abandonado como está hoje. Deveria ser patrimônio do município. Grande e bela recordação do Almanaque Gaúcho. Parabéns pelo excelente trabalho na coluna e no blog.

  • Lesma diz: 2 de janeiro de 2012

    Há rumores de que será construída uma pista de esqui na neve em gramado/RS.
    Tomara que seja verdade

  • Aline diz: 2 de janeiro de 2012

    Caramba …. tenho fotos da pista … eu com 4 anos, meu irmão com 7!! Hoje tenho 30 e ele 33 … bons tempos …. se voltar a funcionar temos que levar nossos filhos!

  • Maico diz: 2 de janeiro de 2012

    Eu estive lá no final do ano letivo de 1990 com nossa turma da escola. Andamos no tobogã e teleférico…foi sensacional. Muitas saudades desse passeio guardado na memória até hoje…Tomara que revitalizem o local..pois irei novamente….

  • Renato diz: 2 de janeiro de 2012

    Muito fui lá , gostava de andar no tobogã … Nem fala como o tempo passa rápido !!!

  • Ismael diz: 2 de janeiro de 2012

    É difícil para uma cidade criar um atrativo turístico e chamar pessoas para visitá-la e Garibaldi conseguiu perder isso. Passei outro dia por ali com a minha esposa e filha e fiquei chocado. Lembro que fui lá nos tempos de escola e também fizemos pique-nique no parque da onde ocorre ou ocorria a festa do champagne.

  • Ricardo diz: 2 de janeiro de 2012

    O ideal seria uma pista de neve artificial indoor como a de Dubai ou Lisboa. Imagina o retorno que poderia ocorrer com turismo e campeonatos internacionais. E o Brasil definitivamente na rota dos jogos de inverno.

  • Paulo diz: 2 de janeiro de 2012

    Bah, boas lembranças que eu tenho de lá, gozado que até os tombos homéricos que eu levava na pista paracem ser boas lembranças, bem, para os outros devia ser mesmo. Uma pena que tenha fechado.

  • Paulo Almeida diz: 2 de janeiro de 2012

    Estive com um grupo de amigos em 1975. Lembro que ficamos vários dias e levei vários tombos na tentativa de aprender esquiar mas foi divertido. Durante o inverno deste ano que foi muito frio, à noite ficavamos em chales com lareiras e muito vinho. Pena não termos mais esta opção de lazer. Interessante que a comunidade da cidade e Prefeitura reativassem o que ficou gravado na retina de muitos usuarios que por lá passaram.

  • Ricardo diz: 2 de janeiro de 2012

    Boa tarde

    Não conheci a pista artificial de esqui, mas tive o prazer de conhecer o Sr. David Santini. Foi apenas uma reunião, de caráter profissional, na sua empresa em Recife (PE), a Solos Santini.
    Lembro-me da sua energia e de seu empreendedorismo. Era uma pessoa de grande carisma, que cativava no primeiro contato. Lembro-me da sua sala naquela empresa, onde havia um par de esquis e várias frases motivacionais.
    Fico triste com o abandono da estação de esqui em Garibaldi. Talvez seu destino esteja atrelado ao nome do homenageado, o ex-presidente Médici. Quem sabe se for rebatizada não renasça?

  • Ana diz: 2 de janeiro de 2012

    Lembro mto bem. Era criança, não conseguia usar a pista, mas adorava o escorregador e depois subir nas cadeirinhas. Lembro tbm que tinha uma pista menor para aprender a esquiar antes de ir para a grande, nessa fui varias vezes. Era mto bom mesmo.

  • Camila diz: 2 de janeiro de 2012

    Nossa que saudades deste local! Passei grande parte da minha infância sonhando em aprender a esquiar, mas me contentava também em descer daquele enorme tobogã e subir de teleférico… um lugar de lazer para toda a família, para qualquer idade se divertir. FAZ MUITA FALTA UM ATRATIVO DESSE TIPO NA SERRA GAÚCHA.
    Fiquei sabendo que a Prefeitura até já teve intenção de reativá-lo, mas a minha impressão é de foi somente para mostrar para o povo mais uma promessa não cumprida. Sei que não é tão simples e que envolve mais coisas do que imaginamos, mas com vontade acredito que seria possível sim!
    A serra gaúcha toda seria beneficiada com a reativação do esqui.

  • Renan Boeira de Lima diz: 2 de janeiro de 2012

    Ótima pedida para os finais de semana, lembro que fui com meus pais várias vezes…era ótimo descer de tobogã, subir pelo teleférico, olhar o trem passar lá em baixo, lembro do solavanco quando a cadeirinha passava de roldana em roldana, lembro tbm da maquete da cidade, do restaurante onde ia comprar picolé, ver as descidas emcionantes dos skyadores sempre pensando em descer um dia quando fosse mais velho…hehe…era um ótimo ponto turístico pois os turistas vinham em peso visitar o local….tomara que volte a funcionar…Garibaldi se tornaria mais bela e turistica com este parque funcionando!!! Abraços.

  • Patrícia diz: 2 de janeiro de 2012

    Minha infância foi no SKY. Era muito bacana, os finais de semana o programa era ir para o SKY, andar de teleferico, descer no toboga, e ver as descidas dos esquiadores. É uma pena que não foi preservado,faz falta um atrativo como esse pra nossa cidade. Ouço a algum tempo que a Prefeitura vai fazer algo, mas na verdade,está tudo abandonado, e com mato. A Prefeitura~, entra prefeito, sai prefeito, e continua tudo na mesma, nada é feito, e tudo continua no abandono.Já era o nosso SKY, que pena. E pra nossa cidade era muito bom, muitos turistas, nossa Garibaldi era mais conhecida.

  • dirceu diz: 2 de janeiro de 2012

    ha uns bons 36 anos atraz eu passei por la em minha viagem de lua de mel. /andei no tobogam. Era uma maravilha. Pena que as coisas boas e saudaveis terminam e agora so tem festa que os jovens nao apreciam a vida

  • simone diz: 2 de janeiro de 2012

    Nunca estive no local enquanto funcionava, uma pena. Só conheci a parte ruim, todo destruído, pichado e quebrado, lugar agora frequentado por arruaceiros delinquentes, uma tristeza. Por ser uma cidade pequena o poder público de garibaldi falha e muito, mas essa com certeza foi uma das maiores!!

  • Wolmyr Barros diz: 2 de janeiro de 2012

    Casualmente ainda essa semana estavamos comentando entre os familiares, o tempo que estavamos morando em Porto Alegre. E seguidamente tinhamos momentos alegres nesse grande ambiente, que ficaram inesqueciveis em nossa memória.
    Tomara que seja reativado.

  • TIAGO diz: 2 de janeiro de 2012

    Todos os dias vejo da sacada do apartamento as ruinas do esqui..nossa prefeitura fala muito e age pouco..um dos maiores pontos turisticos da serra tomando de mato e ruinas..
    Aposto que se o fosse em outra cidade da serra ja estaria revitalizado e funcionando,MAS A PREFEITURA DE GARIBALDI SE IMPORTA COM IMPOSTOS E NAO ATRAÇÕES TURISTICAS.

  • ILDO FERRARINI diz: 2 de janeiro de 2012

    Tomara que o prefeito leia estes comentários e se sensibilize, pois era uma excelente opção para o lazer do fim de semana, já fiz 400 km. para ir até lá, porque realmente valia a pena levar a família.

  • Ivete Teresinha Rodrigues diz: 2 de janeiro de 2012

    Eu esquiei, ganhei várias medalhas, todas de participação, hehehe. Pena que o local se encontra totalmente abandonado e tomado pelas matas, e por pessoas estranhas que por lá circulam. Precisamos investir no turismo em Garibaldi, porque falta tudo. Além do mais noto que, estamos perdendo muitos turistas, pontos de atração… Sinto muito em não poder mostrar, e passar um final de semana com meus filhos menores e meu neto!

  • Paulão diz: 2 de janeiro de 2012

    A situação a que chegou a pista da sky de Garibaldi se deve muito aos politiqueiros incompetentes da cidade. Mas deve também aos veículos de comunicação que são pagos e muito bem pagos para dizer aquilo que os “lideres” locais querem que os formadores de opinião de araque digam. Carlos Barbosa que fica ao lado se desenvolve mais que Garibaldi por ter líderes de verdade que pensam sempre no coletivo e nunca no próprio umbigo.

  • Anderson diz: 2 de janeiro de 2012

    Era show esse lugar, mas que pena que Garibalbi nao dá o merecido valor para este parque….

  • José Guilherme Py diz: 2 de janeiro de 2012

    É muito emocionante ver fotos da pista de esqui de Garibaldi! Esquiei 4 anos lá! Sempre ia nas férias escolares para lá e só voltava no início das aulas! Lembro que trabalhavamos nas dependências da pista nos feriados e fins de semana atendendo turistas e visitantes atendendo no restaurante, ensinando as pessoas a esquiar, operando o teleférico, faziamos escala para que fosse possível trabalhar e esquiar ao mesmo tempo. Esquiavamos todos os dias! Interrompi a minha carreira de esquiador em Julho/1977 com uma fratura total de Tíbia durante uma competição! Até a pouco tempo ainda tinha os meus esquis! Passei a uns tempos na frente da pista e fiquei muito triste vendo o completo abandono do local!

  • Perla Teixeira diz: 2 de janeiro de 2012

    Como não lembrar, muitos anos minha tia morava ao lado da pista, onde tbm tinha a Pena Branca, muitos Natais, e muitas datas e ferias passadas ali. Lembranças de uma infância linda.

  • Diego diz: 2 de janeiro de 2012

    Muito bom. Lembro de ter ido lá quando tinha uns 10 anos. Cheguei a andar no tobogã. Espero que um dia seja reativado.

  • Ilso diz: 2 de janeiro de 2012

    Era maravilhoso quando eu visitei e andei de tobogã e retornava de teleférico cada vêz que passo pela região comento com a minha família que numca será esquecido tomara que a prefeitura consiga reabrir para proporcionar a minha família um momento de lazer com muita adrenalina.

  • Diana diz: 2 de janeiro de 2012

    Era um lugar realmente lindo! Garibaldi não merece os politicos que tem, não se mexem para nada, não tem iniciativas que visam o turismo que realmente traría dinheiro para a cidade. Esse abandono é realmente RIDÍCULO!

  • Antonieta diz: 2 de janeiro de 2012

    É uma pena que Garibaldi tenha perdido essa atração que era sem dúvidas um lugar muito bonito, com uma linda vista, e com a opção da pista de esqui, restaurante e tobogã entre outras atividades. Foi uma época inesquecível para mim que na época estava retornando à Garibaldi aos 15 anos, minha cidade natal. Saudades.

  • Felipe Balbinot diz: 2 de janeiro de 2012

    Estive esquiando desde 1999 , quando os campeonatos ainda eram filmados e aparecia na Tv o melhor do campeonato, alem de toda essa terra ser do meu Bisavo, tem muita historia pra contar, as amizades, as loucuras, os tombos que foram muitos, era um dos melhores lugares da cidade, e os melhores dias da semana sem duvida era o sabado e domingo, quando a maioria do pessoal tanto da cidade como turistas que chegavam de todos os lados, lotando aquilo tudo pra ver um pessoal que na maioria tinha entre 8 e 14 anos, descendo aquela pista no meio de adultos sem ter medo nenhum, caindo , rolando, a maioria se lembra do esqui , mas tambem tinha os campeonatos de carinho de lomba, que era uma verdadeira loucura, faz falta, mas todo mundo conta com aquela estrutura toda de pé, para concerteza dar uma alegria maior e idealizar a cidade como o fundador quiz desde a sua inauguração em 1969.
    abraçs a tds

  • Maria Amelia Duarte Flores diz: 2 de janeiro de 2012

    Não só conheci, como cresci e trabalhei e vivi parte desta história. Meu pai foi braço direito do Dr David Santini, sr Agenor Flores, e seguiu até o final, em 2001 tentando reverter as situações e até hoje ainda se envolve de uma maneira ou outra com o tema. Seus olhos ainda brilham muito quando fala neste parque – é parte viva da nossa família, principalmente pelos amigos, a meninada que frequentava, o pessoal do turismo, as lembranças. Posso dizer que a Pista foi um sonho deslumbrante de um visionário ousado. Eu estive lá de 1997 a 2001, e afirmo que foram alguns dos melhores dias da minha vida. Acho difícil que reabra, até pela “inviabilidade” do projeto original, sem contar milhares de itens de segurança e etc que teriam que ser reconsiderados, adaptados, etc. Garibaldi teve uma perda incalculável com a perda do parque.

  • Gilvan André Gobbato diz: 3 de janeiro de 2012

    Este ponto turístico já foi esquecido.
    Ninguém mais sabe deste lugar, e os que lembram ficará na memória, a memória de um ponto turístico onde tinham mais de 60 ônibus por dia. Quem conheceu o local e hoje passa por lá, não acredita que um dia tudo aquilo fazia a diversão de milhares de pessoas. Gostaria que o local fosse sim restaurado, e espero que toda essa alegria volte para a nossa terra!

    Abraços

  • Karine Willems diz: 3 de janeiro de 2012

    É uma pena que algo tão bacana esteja “esquecido” por quem deveria valorizar.

  • Rafael diz: 3 de janeiro de 2012

    Acho que o Felipe Balbinot ja falo tudo trabalhei como instrutor de ski e vi muitas coisas boas la acho que a PREFEITURA deveria sim tomar uma atitude em relaçao ao ski pois para Garibaldi seria muito bom hoje Garibaldi tem algum atrativo desse porte
    duvido mas como sempre promesa e mais promesa lembro no dia em que o prefeito da época disse em um campeonato que iria ajudar a construir uma pista nova pois na época a pista ja estava bastante usada e tinhamos que amara com pedaços de barbante hehehe tudo para poder esquiar e a pista a ajuda nada disso aconteceu tanto que hoje esta do jeito que esta tenho certeza que se voltasse o ski Garibaldi iria ganhar muito com isso.Abraço a todos esquiadores e fans do SKI.

  • Jéssica diz: 3 de janeiro de 2012

    Nossa! Que saudades… sempre residi em Garibaldi, e o Ski foi tema de um de meus trabalhos de faculdade sobre história local. É lamentável a situação em que o parque se encontra atualmente. Quando lembro de toda a diversão que tivemos nesse espaço, chega a dar um aperto no peito.
    Quantos tombos naquele tobogã, quantas risadas com meu irmão, e o frio na barriga andando de teléferico… nada disso tem preço, e estará sempre guardado em minha memória, e nas filmagens!
    Torço muito para que o poder público invista neste local. Com certeza seria a melhor opção para os finais de semana e feriados.

  • Cristina diz: 3 de janeiro de 2012

    Sou natural de Garibaldi e vivo aqui, tenho muita saudades do Esqui , pois passei muitos domingos eu e meu namorado, hoje marido, no Esqui, era maravilhoso sentar no bar e observar a visão deslumbrante de nossa cidade!É muito triste ver no que se resumiu o maior ponto turístico de Garibaldi,e que governantes não fizeram nada para salva-lo!Sem esquecer que eramos o berço brasileiro do esqui! Saudades do velho ESQUI! Adorava o tobogã o teleférico, os esquiadores dando espetáculos!Era demais!!!!

  • Silvia diz: 3 de janeiro de 2012

    Que saudade dos tempos do Ski, desci muitas vezes no colo do meu tio Joca que era esquiador e venceu campeonatos lá,é triste ver como está hoje todo depredado e tapado pelo mato. Quem teve o prazer de conhecer o Ski ,com certeza nunca vai esquecer.

  • Platao Humberto Sarcony diz: 3 de janeiro de 2012

    tive o prazer de brincar no eski passei parte da infancia,adolecesia, até adulto, enfim até jogarem fora um dos maiores atrativos turistico da cidade,duma vista panoramica linda é uma tristeza imensa ver oque sobrou desta maraviha,é uma pena só nos resta a lembrança dos bons tempos,o tempo passa o tempo voa eo eki só ficou na lembrança,de quem curtiu. Tomara que Algum POLITICO CUODO FASA ALGUMA COISA ATÉ MAS.

  • Joao diz: 4 de janeiro de 2012

    Eu sou de Garibaldi. Aquele magnifico local hj está abandonado, moro ali perto, tem muito mato, e a estrutura esta deteriorada. Ano passo pegou fogo o predio onde era o restaurante panoramico. Uma pena, tinha uma estrutura que poucos pontos oferecem e um excelente atrativo para nossa cidade que ja e bela por natureza e sedia grandes viniculas produtoras de champagne(espumante) e vinho.
    Vale lembrar tb que o ponto ficou um bom perido com brigas entre prefeitura e falecido prorpietario e criador. Hoje isso tudo pertence a herdeiros que pelo que comentam não tem interesse na area.

  • Fernanda M. Zoppas diz: 4 de janeiro de 2012

    Boas lembranças! Ia seguido com a família. Nunca desci de esqui (era pequena), mas andei de teleférico e tobogã. O lugar tem uma vista linda, é uma pequena que não tem mais. Espero que um dia volte e aí poderei andar de esqui! Era legal passar de carro pelo iglu!

  • Eduardo diz: 4 de janeiro de 2012

    eu conheci a estação de esqui nos anos 80 na minha infância e cheguei a ver algumas pessoas decendo de esqui e outras pessoas decendo e subindo de teleferico, e se a estação de esqui voltar vai ser muito bom para a região.

  • Mauro Pereira diz: 4 de janeiro de 2012

    Há mais ou menos trinta e cinco anos levei minha família (esposa e duas filhas pequenas) para conhecermos. Além de alguns tombos, temos foto até hoje, lembro da descida que minhas filhas fizeram na pista de tobogã, ao lado. Desceram acompanhadas pelo Hully, o cachorrinho daschund de estimação da família, que se soltou e ficou pelo caminho, tentando sair da pista. Foi muito divertido porque, graças a Deus, ninguém se machucou.

  • Virginia diz: 5 de janeiro de 2012

    Era comum as Escolas irem fazer excursões até esta pista em Garibaldi. Nos divertíamos muito. É lamentável o descaso com coisas que podem valorizar nosso Estado.

  • Rafael Guaragni diz: 19 de abril de 2012

    Sou morador de Garibaldi, quando a estação fechou eu era pequeno mas ainda me lembro dos poucos fins de semana que passei junto deste parque tão lembrado pelos garibaldenses e pelos que ali passaram, que saudades daqueles bons tempos!!

  • Fausto Scomazzon diz: 11 de junho de 2012

    Saudades do ski!!!!!!!
    Cresci ali, vivia la nos campeonatos de carrinho de lomba hahahahaha

    A visão la de cima é linda

  • César Balestro diz: 20 de junho de 2012

    Que bom saber que não estou só nas lembranças da estação de esqui . Era mágico! Sou de Porto Alegre, mas desde pequeno frequentei o local. Por sorte meus filhos chegaram a conhecer. Soube que a família proprietária esta no Recife. QUE TAL UM MOVIMENTO PARA REVITALIZAR O ESPETACULAR LUGAR? Como eu não sei. Talvez um contato com os Santini no Recife.

  • Ana Fernandes diz: 20 de julho de 2012

    Pesquisando alguns destinos da serra gaúcha é que tomei conhecimento da existência deste Lugar, inclusive, o mesmo esta em alguns sites como lugares para se conhecer e foi através dessa reportagem que fiquei sabendo que o lugar esta abandonado. Queria muito passar o find em Garibaldi e conhecer o local, estava muito empolgada. Que pena tarde de mais.

  • Maria da Penha diz: 24 de julho de 2012

    Hoje(24/07/2012), estive nas ruínas do parque, que conheci e no qual fiquei hospedada com meu marido e meus filhos em janeiro de 1988. Tive vontade de chorar, quando vi o abandono. É uma pena que um espaço tão lindo e um ponto turístico imperdível, tenha sido alvo de tanto descaso. Quem sabe os governantes acordam e daqui a alguns anos este parque seja reaberto.

  • Mateus diz: 31 de agosto de 2012

    Realmente o esqui era inacréditavel! Depois de 10 anos de abandono, o esqui não existe mais! Começando pelas depredações, depois sumiram as cadeirinhas, o restaurante incendiou e o que sobrou foi roubado, as casas cairam, o inglu agora é ponto de prostituição (e o parque um motel a céu aberto). A pouco tempo o mato incendiou, destruindo o resto. A única coisa que sobrou são: a garrafa da entrada e algumas torres pela qual passava o teleférico. É lastimável um lugar tão íncrivel acabar assim… e é totalmente mentirosa a história de que a área foi vendida. O terreno ainda pertence a família Santini, mas o esqui de Garibaldi não existe mais. Espero que a área seje reativada, mas segundo informações são necessários mais de R$ 20 milhoes para a reforma, reforma não, construção pois não existe mais nada lá a ser reformado! A prefeitura não pode fazer nada pois o terreno é particular! Em 2001 quando a estação foi fechada e ainda estava nova, o governo não conseguiu, como irá fazer agora que nada mais existe?

  • Otavio diz: 2 de outubro de 2012

    A partir da criação da Estaçao de Esqui, Garibaldi passou a ser conhecida como o berço nacional de esqui. O município ganhou, e ganhou muito com esse empreendimento. Ocorreu que, embora o seu idealizador tivesse um amor pela parque que criou, deve-se levar em conta que o mesmo antes de tudo era um empresário. E como tal, sempre buscou empreendimentos que lhe desse lucros. Com certeza seus empreendimentos no nordeste começaram a dar mais retorno financeiro que o esqui em Garibaldi,sendo este relegado a segundo plano. É NESSE MOMENTO QUE DEVERIA TER TIDO A INTERVENÇAO DO PODER PÚBLICO, A GARANTIR A CONTINUIDADE DO EMPREENDIMENTO E DE FORMA A PRESERVAR O TURISMO EM GARIBALDI. Mas o fato é que Garibaldi não possui vocação para o turismo, e seus dirigentes (leia-se prefeitos, secretários e vereadores) são verdadeiros incapazes nas questões administrativas e na questão de turismo então… nem se fala. As autodenominadas lideranças apresentam a tal da “estrada do sabor”como ponto turístico !!!! O esqui foi esquecido pelos familiares do fundador porque assim lhes convinha, e o poder público municipal não conseguiu manter a única atração turística de primeiro mundo que Garibaldi já teve, por absoluta incompetência e falta de visão. Infelizmente foi-se a maior atração que o município já teve. Feliz daqueles que um dia conheceram um empreendimento turístico de vanguarda na epoca e que foi maravilhoso enquanto durou.

  • Simone diz: 3 de outubro de 2012

    Fico muito triste em saber que o parque esta abandonado. Moro no vale do Caí e na epoca de escola (1997), passeavamos neste parque, alem de visitar as vinicolas. Agora como professora, gostaria de levar meus alunos a fazer este passeio. Mas o parque que me faz lembrar momentos bons, não existe mais. É lamentavel o poder publico, deixar isto morrer. é lamentavel para o municipio perder esta atração que fez muita gente feliz… Fica meu descontentamento… espero que depois das eleições as coisas possam mudar… e quem sabe poderei levar meus alunos.

  • Diego Rafael P. da Luz diz: 15 de outubro de 2012

    Fiz parte da academia brasileira de esqui no periodo de 1995 á 2001,quando o parque foi fechado pelo propietário David Santini,por divergências com o então prefeito da época. Na época a unica coisa que foi levado em conta, foi um desacordo na questão de impostos á serem arrecadados. Não pensaram na enorme perca para o turismo na serra. A importancia do parque do esqui em garibaldi não era apenas para lucro dos interressados,tinhamos um grande grupo de esquiadores que se importava em participar dos campeonatos, formar amigos,conhecer muitas pessoas de cidades, estados, até países diferentes.
    Fiquei muito feliz em saber que um grupo de empresários estão investindo em um parque moderno, mas semelhante na cidade de gramado,será otima oportunidade para reencontrar algums velhos amigos e quem sabe ate reiniciará os campeonatos novamente. obrigado pela atenção
    Diego da luz

  • Raquel Ribeiro diz: 1 de fevereiro de 2013

    Eu vi uma reportagem sobre esta pista de esqui, meu sonho era conhecê-la. Estive em Garibaldi agora em janeiro/2013 e perguntei sobre a a pista de esqui, mas não souberam me responder. Que pena, meu sonho de conhecer Garibaldi era por causa da pista artificial, achava o máximo. Espero que aquele lugar seja revitalizado e o parque reaberto. Desta forma visitarei Garibaldi novamente.

  • giovani diz: 15 de março de 2013

    Venho aqui relatar minha total indignaçao, a administraçao que em 2001 assumiu a prefeitura de garibaldi, ficou oito anos no comando e nao fez absolutamente nada para manter a estaçao de esqui aberta, enquanto tivermos esses tipos de governantes no comando acho poco provavel ter alguma esperança na reabertura da estaçao de esqui. Eu frequentei e esquie de 1988 á 2001 ano em que fui campeao do trigezimo primeiro campeonato brasileiro de esqui, e tambem participei de muitos campeonatos de carrinho de lomba, vamos ter fé e muita esperança pq eu ainda acredito no esqui, quem sabe nos encontraremos lá um dia abraçao a todos…

  • Dirce Cristina Prangutti diz: 16 de março de 2013

    Nossa muitas saudades desse lugar…eu frequentei qdo criança, fui na inauguração, e frequentei até os 14 anos….depois minha familia se mudou para São Paulo, inauguraram a mesma em São Roque….fui tb….nas férias ia para Garibaldi e sempre ia no sky….é uma pena que Garibaldi tenha perdido essa grande atração turistica, acho que o poder publico e a população devia se mobilizar para a volta do mesmo….seria maravilhoso!!!!

  • Claudio benini diz: 17 de março de 2013

    Sou de garibaldi pois eu,concordo com os muitos comentarios dessas pessoas. Pois eu tambem passei a minha invancia lá é uma saudade muito grande,amigos que se reunia-mos lá nós finais de semana.Eu tambem fiz parte dessa familha em 1989.Isso eu não entendo como puderam deixar um patrimonio desse porte ser perdido pelo tempo. É agora é só lembranças mesmo entre as pessoas que conheceram e os turistas que vieram a Garibaldi.

  • Bruna diz: 30 de abril de 2013

    Eu tenho 16 anos e estive no local que atualmente está abandonado. Sinto uma paz imensa quando entro naquele lugar. Está totalmente destruído, nunca fui lá quando estava ativado, mas me dá uma vontade enorme de ter conhecido. E me dá uma tristeza muito grande em saber que aquele lugar todo destruído, um dia já foi cheio de vida.

  • Ricardo Medina diz: 15 de junho de 2013

    Conheci o parque na época da escola… Era um lugar formidável, cheio de atividades para a família toda… Fico muito triste em saber que não existe mais…
    A comunidade de Garibalde deveria exigir uma atenção maior dos políticos para o parque, na minha opinião era o cartão postal da cidade.

  • ENIO ARALDI diz: 25 de julho de 2013

    como consigo saber de precos para esquiar em garibaldi e horarios

  • Eduardo de Oliveira Martins diz: 21 de agosto de 2013

    Estive lá com minha família quando eu tinha 5 para 6 anos, isto foi em 1977, meu pai, Antônio Martins Filho era muito amigo do Sr. Santino, nunca mais esqueci daquele lugar, andei de tobogã mas não esquiei, lembro bem da lareira enorme de pedra que tinha lá.
    Tinha chalés para alugar com lareiras para quarto e sala. Era um belo lugar e sim, deveria ser reativado.

  • Elizandra P.Brustolin diz: 22 de dezembro de 2013

    Passeávamos muito em famílias por lá, isso fazem uns 30 anos, eu era pequena e até hoje lembro da sensação de medo e aventura que dava ao descer no tobogã, subir nas cadeirinhas do teleférico então, nossa era muito alto pra mim, tenho fotos ao lado dos bonecos de gelo e até hoje tenho marcas no joelho dos tombos na pista de gelo artificial…hoje ficaram só as lembranças é uma pena que um lugar tão bonito que servia de lazer nos finais de semana tenha ficado jogado como está hoje, na minha opinião deveriam reativar este parque, para que os jovens de hoje aproveitem de atividades saudáveis como nós aproveitamos na época…

  • Bianca diz: 28 de fevereiro de 2014

    Olá, eu moro em Garibaldi e também fui no Esqui quando era criança, descia no tobogã junto com o meu pai, tenho uma saudades de ir e um carinho muito grande pelo lugar. Fico muito triste ao passar na frente do “pórtico” em formato de iglu e ver o estado de abandono… Por isso escolhi a estação de esqui de Garibaldi como o tema do meu trabalho de conclusão (em Arquitetura e Urbanismo), e elaborei um questionário para ajudar na minha pesquisa, é bem rapidinho de responder e será de grande utilidade para mim! Agradeço desde já a atenção…
    https://pt.surveymonkey.com/s/7FXZ8LN

Envie seu Comentário