Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Cavaleiros de verão

29 de fevereiro de 2012 6

Houve uma época em que andar a cavalo nas praias do nosso Litoral não implicava participar das polêmicas cavalgadas realizadas à beira-mar todos os anos. Numa época de menos alternativas de lazer nos balneários gaúchos, os cavalos de aluguel eram uma das principais atrações – e um programa ansiosamente aguardado pelos veranistas.

Fotos: J. B. Scalco, BD, 13/1/1971

Em muitas praias, alguns moradores dispunham de cavalos devidamente encilhados que eram oferecidos aos visitantes em troca de um valor cobrado por hora de empréstimo.

Foto: Galeno Rodrigues, BD, 4/2/1973

Foto: banco de dados, janeiro de 1961

Foto: Antônio Pacheco, BD, 28/2/1979

Com o passar do tempo e o aumento do número de veículos nas ruas e de banhistas na areia, o convívio com os animais foi criando conflitos. Protestos e denúncias de maus-tratos, por parte de alguns locatários e proprietários, acabaram extinguindo, especialmente durante os anos 1980, essa antiga tradição dos veraneios sulistas.

Você lembra dessa época? Deixe seu comentário.

Comentários (6)

  • salomão jacob golandski diz: 29 de fevereiro de 2012

    quando eu veraneava na praia de cidreira , me lembro muito bem que se alugava o cavalo por hora , tinha de todo o tamanho , cavalo grande , medio e pequeno
    se andava a cavalo pelas areias da praia , velhos tempos que não voltam mais
    saudades

  • FAbiano diz: 29 de fevereiro de 2012

    Me recordo uma vez, nos meus tenros tempos, por volta de 1986, que meu pai apareceu montado em um cavalo. Era o maior alvoroço. Hoje, com 31 anos, esta visão permeia o meu cortex cerebral ainda. Bons tempos!

  • Marcos Salazar diz: 29 de fevereiro de 2012

    Nada contra os cavalos,pelo contrário, mas cavalo na beira da praia não dá para aceitar, há e também não as pessoas que levam cachorros,deviam ser multadas.

  • Fabiana Fauth Bicca diz: 29 de fevereiro de 2012

    Boas lembranças de um tempo que não volta mais,eu guardava as minhas mesadas para andar de cavalo todos os dias no verão.
    Até que meu pai comprou alguns cavalos então andar a cavalo era a todo momento…
    Oásis do Sul

  • Andre Scalco Sutil diz: 29 de fevereiro de 2012

    Bons tempo aqueles ,na quarta foto temos o Edificio Quilpue ao fundo e a foto foi feita em frente ao Edificio Aimoré ,boas reliquias de Capão das calçadas de pedra ,hoje quase todas asfaltadas.

  • Sergio Pereira diz: 29 de fevereiro de 2012

    No Balneario cassino temos ainda aluguel de cavalo o ano todo, sem maltratos aos animais que ficam descansando na sombra enquanto aguardam para serem alugados.

Envie seu Comentário