Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Verão sem fim

02 de março de 2012 7

As águas da Guarita, neste primeiro fim de semana de março, vão fechar o verão. Amanhã e domingo, essa tradicional praia de Torres vai mergulhar no tempo. Lá estarão reunidos os pioneiros do surfe em nosso Estado. O Madeirite Trópico é um festival desse esporte que vai homenagear os veteranos que descobriram, na década de 1960, o prazer de deslizar sobre as ondas do Atlântico Sul.

Foto: Arquivo Jorge Gerdau Johannpeter, reprodução
Foto: Arquivo Eduardo Bier, reprodução

Será a oportunidade para os mais jovens conhecer, ao vivo, as longas pranchas que eram usadas antigamente. Ouvidos atentos, poderão escutar preciosos relatos dos protagonistas que fazem parte da memória e dos primórdios do surfe. Sim, antes deles, por aqui, nada dessa pratica, agora tão difundida, existia.

Fotos: Arquivo Manuel Tostes, reprodução

Certamente alguns deles têm, como eu, vivo na lembrança, o filme The Endless Summer (1966), um clássico que fez a cabeça de tanta gente.

Ao garoto que eu era, restou a pueril decisão de imediatamente pintar, na planonda de isopor, a ilustração em alto contraste que estampava o cartaz afixado na porta do cinema Imperial (ou seria o Guarany?).

Foto: reprodução

Nunca surfei, mas penso entender perfeitamente o que o surfe significou, e ainda significa, para esses senhores grisalhos ou calvos, que estarão no mar ou na areia da Guarita. Na vida, como no surfe, é preciso seguir o sol. Se nos mantivermos em busca da luz, nosso verão não acabará nunca.

Foto: Arquivo Eduardo Bier, reprodução

Comentários (7)

  • rafa copero de quintão diz: 2 de março de 2012

    QUERIA AGRADECER O PESSOAL LOCAL DA PRAIA DO QUINTÃO DOS ANOS 70,OS PRECURSORES DO SURF NO EXTREMO SUL DO LITORAL NORTE. EU COMO MORADOR DOS ANOS 90,SEI DA IMPORTANCIA QUE ESSAS PESSOAS TIVERAM AO INICIAR ESSE MOVIMENTO DE UM ESPORTE UNICO E MARAVILHOSO,EM CONTATO COM A NATUREZA.

    OBS: O PESSOAL DO BODYBOARD TA QUEBRANDO A VALA POR LÁ,TUDO GURI NOVO…QUE MARAVILHA O INVERNO NO QUINTÃO.

    QUINTÃO: GREMIO E SURF.

  • Eduardo diz: 2 de março de 2012

    Moro em Floripa, praticamente dentro do mar, mas as vezes bate aquela saudade nostálgica da velha plataforma de Salinas(uns chamam de cidreira), mar marron glacê, vento estilo furacão, e muitas boas amizades de outside e dunas. Em junho vou dar um rolê por lá sentir o minuano na lata!

    #coisaboa

  • Gui Floripa diz: 2 de março de 2012

    É muito bom ver fotos de momentos mágicos do surf do passado.
    Ver os registros em imagens dos fatos que os desbravadores do Surf Gaúcho nos contavam ou nos contam até hoje.
    Hoje moro em Floripa, pela paixão por esse esporte. Essa paixão q começou no mar “nescau” do Pinhal, Cidreira e Tramandaí.

    Endless Summer!!!

  • Antonio Carlos Crispim diz: 2 de março de 2012

    Lendo essa matéria,me lembrei de quando comecei a pegar onda no inicio dos anos 80,me lembrei da plataforma de Tramandaí,dos meus amigos do edificío QUEBRA-MAR,e das primeiras
    caídas para Garopaba e Floripa,boas ondas, praias praticamente desertas.
    Que saudades, um gde abraço para todos os meus amigos do surf,em especial ao: Padão, Edu, Enzo,Almeidinha,Oscar,BanBan,Artur,Caco,Maionese,enfim a todos que proporcinaram
    momentos marvilhosos nesse esporte que é o Surf.
    Abraços
    Kaki

  • Marcelo Shaolin diz: 2 de março de 2012

    Estes registros são fantásticos, mostra o começo, o marco do esporte no Sul do país!
    A vida é surf o resto é onda!!!!
    Associação dos Surfistas de Capão Novo – ASCN

  • Paulo diz: 2 de março de 2012

    Aí, a velha guarda toda emocionada. Muito bonito. Valeu.

  • Renan Maciel diz: 4 de março de 2014

    Bala Essa Matéria.. nasci em 1991 mais que massa q devia ser nessa época… muita erva e mulherada!! galera roots.. muita psicodelia!!

Envie seu Comentário