Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A maltaria da Polar

06 de março de 2012 1

Devido à grande produção de cevada na região, em 1938 foi construída em Guaporé uma maltaria que fornecia o malte para várias cervejarias do Estado e do país.

Foto: arquivo pessoal

Ela foi fundada por Giordani e Pandolfo, que tinham como sócio Frederico Droll, um técnico alemão. Em 1954, a maltaria foi vendida à Polar, cuja cervejaria era em Estrela e a matriz, em Santa Cruz do Sul.

Além de suprir a demanda da cervejaria de Estrela, a maltaria também atendia a uma dezena de pequenas cervejarias do Rio e de Juiz de Fora (MG), além de uma indústria de achocolatados de São Paulo.

Em 1974, já com a Polar incorporada pela Antarctica, a fábrica de Guaporé parou suas atividades industriais, mas continuou funcionando como depósito de cevada. Porém, em 1986, o depósito, por questão de logística, foi fechado. Em 1991, a Antarctica vendeu todo o acervo industrial e habitacional a uma empresa do ramo químico.

Hoje, no prédio amarelado e imponente da antiga maltaria, estão instaladas várias empresas comerciais e de serviços _ de boates a oficinas. Parte das instalações, no entanto, está sem utilidade, carecendo de uma reforma geral.

(colaborou Edmar Migliavacca)

Comentários (1)

  • RICARDO CHAVES diz: 6 de março de 2012

    É muito bom ver a história sendo preservada. Sou guaporense e sempre acompanho o blog do meu chará.
    Abraços

Envie seu Comentário