Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Quebra-cabeça

21 de março de 2012 6

É impossível para a garotada de hoje – acostumada aos sofisticados videogames ou game boys avançados – entender que alguém pudesse achar divertido ficar movendo manualmente, com a ponta dos dedos, pequenas pastilhas que se deslocavam dentro de uma caixinha plástica, na tentativa de colocá-las numa ordem tal, capaz de montar uma figura ou uma sequência lógica.

Fotos: Ricardo Chaves

Para facilitar o entendimento dos mais jovens, digamos que era algo como “uma espécie de touch screen jurássica”. Brincadeiras à parte, admitamos: que era divertido, era. Dentre os jogos de montar, armar e equilibrar, vamos lembrar os quebra-cabeças de 15 peças. Consistiam em colocar em desordem números, letras ou figuras. Quanto mais desordenado, melhor.


Posteriormente, o desafio era restabelecer a sequência correta ou resgatar a figura original. Para isso, as 15 peças eram encaixadas por meio de ressaltos e fendas e se moviam em todas as direções, ficando vazio um dos espaços para permitir a mobilidade.

Há quem colecione esses quebra-cabeças e reconheça neles um lúdico e saudável entretenimento. Os que ilustram este post têm entre 30 e 40 anos, à exceção do Safirinha, quebra-cabeça promocional com sabor vintage da Relojoaria Safira produzido nos anos 2000. Ainda comparando, tinham uma única vantagem: consumiam só energia mental. E, vamos combinar, não era muita.

(colaborou Guilherme Ely)

Você também coleciona quebra-cabeças como esses? Deixe seu comentário ou envie fotos para almanaque@zerohora.com.br.

Comentários (6)

  • EDU diz: 21 de março de 2012

    Cara,eu tenho o último(sapo ator casa are) até hoje!!
    Mas o meu é verde e não cor-de-rosa…rsrsrsrsrsrsrsrss.

  • Pedro Carraro diz: 21 de março de 2012

    M.A.R.A.V.I.L.H.A.!!! Bom, bonito e barato. E como era divertido! Brinquei com todos (exceto o da safira) mas não guardei nenhum…

  • Fernando diz: 10 de setembro de 2012

    eu acho esses brinquedos os melhores.. passei mtas horas da minha infancia brincando com eles.
    sem falar que ñ precisa de pilhas, são anti-shock e aprova d`àgua.. rsrs
    bom hoje em dia não se acha mais esses brinquedos.. porem venho avisar que estou desenvolvendo esses mesmos joguinhos para sistema android. ja tenho 2 deles prontos. (numericos de 1 a 15 e o alfabetico de A até O).
    estou desenvolvendo os de palavras e logo irei começar a fazer o que tem imagem.
    falow pra vocês..

  • Jéssica Dantas diz: 28 de abril de 2013

    Adorava esse brinquedo, gostaria de saber o nome dele para eu baixar no celular. Please!

  • marciano diz: 31 de maio de 2013

    alquem sabe alguma tecnica pra montar mais rapido o quebra cabeça numerico???me avisem por email marciano150@gmail.com vlw abraço

  • Felipe diz: 7 de janeiro de 2015

    onde eu poderia conseguir um desses???

Envie seu Comentário