A Avenida Mauá, em 13/12/1971, ainda sem o muro.
A Avenida Mauá, em 12/12/1975, já com o muro.
A Avenida Mauá foi, e continua sendo, uma das principais rotas para se chegar ao centro da cidade. Nas fotos acima podemos observar essa importante via da Capital em dois momentos distintos. Na foto a esquerda, de dezembro de 1971, ainda não havia sido construído o polêmico muro que separou o porto do centro histórico. Apesar do espaço amplo a situação não se apresenta menos caótica, com veículos estacionados e uma grande quantidade de carros e ônibus engarrafados que enfrentavam diariamente um grande congestionamento. Na outra foto, de dezembro de 1975, portanto 4 anos depois, o muro já isolava a área portuária (que, como tantas outras, era identificada como de área de segurança nacional, com acesso restrito) e os problemas do trânsito continuavam como antes. No local do antigo Mercado Livre (uma espécie de CEASA que existia no centro), e da Estação Ildefonso Pinto, então recentemente demolidos, um grande estacionamento tentava minimizar a eterna encrenca de se encontrar um lugar central para largar o carro. Ali, hoje, está a Estação Mercado, do Trensurb. É provável que o trem, e um certo esvaziamento na importância do Centro, com a fuga das empresas para outros bairros, tenham contribuído para aliviar um pouco o fluxo de trânsito na Avenida Mauá, que apesar disso continua grande.