Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

História mundial

02 de junho de 2012 3

Hoje uma das empresas mais conhecidas do Estado, a Mundial S/A completou este ano 116 anos de história. Tudo começa em abril de 1896, com a fundação da Eberle S/A por Abramo Eberle, filho de imigrantes italianos radicados na Serra Gaúcha.

Abramo Eberle. Foto: Studio Geremia, divulgação

Neste período, começa a fabricação de lamparinas. Após 22 anos, em 1918 a Abramo Eberle & Cia iniciou a fabricação de talhares, objetos de cutelaria e pertences para a mesa. Entre 1923 e 1925, a empresa começou a fabricação de peças forjadas, lâminas para facas, espadas e espadins para as Forças Armadas. Neste mesmo período, também foi inaugurada a fábrica de botões de pressão e rebites ocos, além da fabricação de artigos sacros.

Na foto abaixo, aparecem funcionários e diretores da Metalúrgica Abramo Eberle, hasteando a bandeira nacional, nas comemorações cívicas da Semana da Pátria de 1943. Ao fundo, está o prédio da Fábrica 1 em construção, e à sua esquerda, a residência da família Eberle.

Foto: reprodução

Abaixo, a seção de tornos e máquinas automáticas da Metalúrgica Abramo Eberle em 1945. Em destaque, o torno de revólver, à direita na foto.

Foto: Studio Geremia, divulgação

Em 1930, Paulo Zivi, descendente de imigrantes alemães, começa a produzir artigos de cutelaria em Porto Alegre. Este importante fato, que ocorre paralelo à história da Eberle, mais tarde influenciaria no rumo dos negócios. A Zivi, em 1936, cria a Hercules, uma das primeiras fabricantes de talhares finos em aço inoxidável da América Latina. Em 1951, foi desenvolvido o primeiro alicate de cutícula, hoje o produto líder de venda da Mundial S/A. Enquanto isso, a Eberle seguiu sua trajetória: em 1966, transformou-se em empresa de capital aberto e, em 1974, começou a produzir botões, ilhoses, rebites e fivelas visando o mercado têxtil.

Em 1985, a Zivi-Hercules adquiriu a Eberle, nascendo o grupo Zivi-Hercules-Eberle. Em 2003, com a unificação operacional de Zivi e Eberle, a empresa passa a se chamar Mundial S/A Produtos de Consumo, atualmente com cinco divisões: Eberle Fashion, Personal Care (Mundial e Impala), Gourmet, Hidrolazer e Mundial Creative.

Comentários (3)

  • salomao jacob golandski diz: 2 de junho de 2012

    no alto do predio em Caxias do sul , foi colocado uma casinha de madeira , que foi
    onde Abramo Eberle começou o seu poderio industrial .

  • Marco Stuani diz: 11 de outubro de 2012

    É uma pena que a empresa parou de fabricar artigos para mate, arreios, facas e iluminação.

  • Douglas Tessitore diz: 12 de janeiro de 2014

    É inegável o prestígio nas marcas Mundial e Eberle em mercado tão específico e marcado por avanços constantes de desempenho e tecnologia, colaborando pela elevação de imagem de nosso parque industrial.
    Esse cenário nos leva a crer no amplo potencial de crescimento em outros mercados internacionais disponíveis. Vamos aguardar e torcer.

Envie seu Comentário