Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Registros de uma nova vida

06 de julho de 2012 8

Os milhares de imigrantes que chegavam ao Brasil no final do século XIX eram registrados, um a um, em um grande livro, contendo várias colunas. Nelas, eram anotados, da esquerda para a direita, número de registro, nome do imigrante, idade, estado civil, nacionalidade, dia e mês que saíra do Rio de Janeiro, dia e mês que chegara ao Rio Grande do Sul, dia e mês que seguira para a colônia, nome do navio em que viera para esta província e destino que tomara dentro do Rio Grande do Sul.

Fotos: Pércio de Moraes Branco, arquivo pessoal

As fotos deste post mostram o Livro da Estatística dos Immigrantes que Entraram na Provincia do Rio Grande do Sul durante o Anno de 1888 e Seguiram às Localidades a que se Destinaram, arquivado no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Nele se vê, entre informações de inúmeras outras famílias, que os primeiros Mondadoris que vieram para o Brasil foram ali registrados, sob números 837 a 843.

Eram eles Maria Mondadori, viúva, com os filhos Calixto Emílio e Giacomo. Calixto Emílio trouxe a esposa, Giuseppa, e os dois filhos Romulo e Umberto. Giacomo trouxe também a esposa, Vitalina, e o filho deles, Primo, mas este só nasceria três meses depois, tornando-se o primeiro brasileiro da família.

Os Mondadoris partiram do Rio de Janeiro a bordo do paquete Rio Negro, em 11 de janeiro de 1888, chegaram ao Rio Grande do Sul dia 19 do mesmo mês e no dia 21 seguiram para a Colônia Caxias. Lá se estabeleceram, onde seria, mais tarde, o município de Antônio Prado e onde fundariam a casa de comércio Mondadori & Irmão Ltda.

(colaborou Pércio de Moraes Branco)

Comentários (8)

  • Renato Lovera diz: 7 de julho de 2012

    Ricardo. Bom dia!

    Como faço para ter acesso ao Livro da Estatistica dos IMMIGRANTES, conforme matéria do dia 06 de junho?
    Gostaria de identificar algum registro sobre a entrada da família LOVERA no Brasil.

    Desde já, agradeço.

    Att.
    Renato Lovera.

  • JOSÉ ARTHUR DUTRA DOS SANTOS diz: 10 de julho de 2012

    Estou a procura de possível registro do Pai de meu Avó paterno. O nome dele é LOURENÇO JOSÉ DOS SANTOS. Ficarei muito feliz em receber alguma informação.José Arethur Dutra dos Santos /Santa Maria RS

  • Graziela Camassola diz: 22 de janeiro de 2015

    Olá, como posso ter acesso a este livro? Gostaria muito de pesquisar sobre a chegada de meus antepassados!
    Obrigada!

  • milton martinelli diz: 22 de janeiro de 2015

    Gostaria de ter acesso ao livro Estatistica dos imigrante, como posso entrar em contato?

  • MARCOS ARTUR GATTO diz: 4 de março de 2015

    com relação a matéria publicada no dia 06 de julho de 2012 gostaria de saber como posso ter acesso a este livro e se tem de outros anos
    agradeço
    MARCOS

  • NILVA BURGHAUSEN diz: 19 de abril de 2015

    Olá! gostaria de saber com tenho acesso aos registros dos emigrantes, que vieram para o Brasil. entre 1905 e 1907 obrigada
    Nilva

  • Joao Luis Gurskas diz: 2 de junho de 2015

    Ola gostaria de ter acesso aos registro de Imigrantes LITHUANOS que chegaram a porto a|legre entre 1909 a 1950 estiou procurando dessedentes de meu pai. como faço para ter acesso aos registros de chagada? desde já agradeço!

  • Tiago diz: 8 de junho de 2016

    Onde podemos ter acesso as informações desse livro de registros? ou onde ele encontra-se para que possa realizar a pesquisa.

Envie seu Comentário