Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

A corrida Washington Luiz

09 de julho de 2012 0

Uma das grandes provas automobilísticas nacionais do século 20 se deu em 1949. Foi a corrida Washington Luiz, realizada em São Paulo, em dezembro daquele ano, ao longo de dois dias de muita chuva e muitos percalços. E um gaúcho terminou vencedor.

Largada simbólica da prova Washington Luiz, com bandeirada do então governador paulista Ademar de Barros. Fotos: arquivo pessoal

Promovida pelo Automóvel Clube do Brasil e patrocinada pelo governo paulista, a disputa apresentou problemas de organização. Várias das curvas do trajeto – que passou por municípios como São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Sorocaba, além da própria São Paulo capital – não estavam sinalizadas. Alguns trechos da pista não tinham proteção – inclusive uma ponte, na qual o piloto gaúcho Aristides Bertuol acabou caindo. Outro competidor do Rio Grande do Sul, Argemiro Pretto, foi abalroado por um trem, em um trecho próximo à via férrea.

Largada oficial da corrida, no quilômetro 12 da Rodovia Anhanguera

Mas um representante gaúcho, Catarino Andreatta, saiu vitorioso da prova, com seu Ford V8 número 10. Além dos troféus, ele ficou com o título de Campeão Brasileiro de Estradas. Oscar Bay, Ernesto Ranzolin, Adalberto Moraes e Americo Cecconi também representaram o Sul na competição em São Paulo.

(colaboraram Graziela e Nelson M. Rocha)

Envie seu Comentário