Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O Hotel Amaral

12 de julho de 2012 2

Um dos mais antigos prédios de Osório, ainda de pé, o Hotel Amaral foi construído no início do século 20 por Boaventura Silveira do Amaral.

O Hotel Amaral no final da década de 1920. Foto: Arquivo Público Antônio Stenzel Filho, reprodução

No mesmo local, durante a metade final do século 19, ali estava localizada a intendência (prefeitura) da então Conceição do Arroio. O edifício foi incendiado – e provavelmente destruído parcialmente – pelo próprio intendente Estevão de Oliveira Brandão, durante a tomada da vila por tropas federalistas capitaneadas, entre outros, pelo folclórico Baiano Candinho, em abril de 1895. O que sobrou do casarão foi adquirido pela família Silveira do Amaral. Reconstruído, foi transformado no Hotel Amaral, em 1927.

A tomada de Conceição do Arroio (Osório) e o incêndio da intendência até hoje repercutem na cidade: no local eram guardados muitos documentos com a história do Litoral Norte, além das armas que Brandão tentou evitar que caíssem em mãos federalistas.

O prédio do hotel, que recebeu hóspedes ilustres como Borges de Medeiros e Getúlio Vargas, hoje é um ponto comercial.

Visão atual do prédio, na Rua Marechal Floriano. Foto: Tiago Lopes Trespach, arquivo pessoal

(colaborou Rodrigo Trespach)

Comentários (2)

  • CLODOALDO SILVA DA SILVA diz: 20 de outubro de 2012

    ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA SOBRE A CIDADE DE OSÓRIO POIS MUDEI EM DEFINITIVO PARA ÉSTA CIDADE FAZ POUCO TEMPO E ADOREI SABER QUE POR INTERMÉDIO DÉSTA PÁGINA ENCONTRO MUITO SOBRE O ASSUNTO, OBRIGADO!

  • Orlando R Colaço diz: 20 de fevereiro de 2015

    Muito boa a página, tenho muita curiosidade sobre esta cidade em que minha avó viveu até o final dos anos 40 e depois mudou p SC e findou seus dias em Curitiba !

Envie seu Comentário