Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Palmira Gobbi

18 de julho de 2012 5

O pai, Virgílio, era italiano como São Francisco de Assis. A mãe era Dolores, e espanhola como Dolores Ibárruri, aquela conhecida pelo apelido de La Pasionaria e pela frase “Nó pasarán!”. A mistura resultou na ternura e na personalidade forte da filha Palmira. Palmira Gobbi, como ficou conhecida.

Foto: Gerson Schirmer, BD, 16/11/1971

Pioneira na defesa dos animais aqui no Rio Grande do Sul, ela dispensava todo o carinho do mundo aos bichos – e toda a intransigência do universo aos malvados que os maltratavam. Se dependesse dela, estes últimos não passariam impunes mesmo. A carroceiros que chicoteavam os seus próprios cavalos, ela desafiava a suportar igual suplício.

Foto: Evonir, BD, 4/10/1964

Apoiada pela Polícia, ou não, evitava maus-tratos e libertava as pobres e indefesas vítimas. Confiscava relhos e rebenques e promovia anualmente uma grande e didática fogueira.

Foto: Armênio Abascal, BD, 23/4/1977

Ajudou a fundar, em 1949, numa sala dos altos do Mercado Público, a Arpa (Associação Riograndense de Proteção aos Animais). Depois, conseguiu um terreno e fez uma sede na Rua Freitas e Castro, 172. Falava no rádio e onde pudesse em defesa da sua permanente luta. Nasceu em 1909, em Porto Alegre, onde hoje dá nome a uma avenida no bairro Humaitá. Morreu em 1979, deixando um legado de consciência e reconhecimento.

Palmira com o ecologista José Lutzenberger (C). Foto: Carlos Rodrigues, BD, 5/7/1976

Comentários (5)

  • Denis diz: 19 de julho de 2012

    Que lembrança maravilhosa dessa guerreira. E a foto em que ela e Lutz aparecem juntos? E aquele boxer apoiado nas costas dela? Só quem teve ou tem um cão desses, sabe o quanto são amigos e carinhosos. Esse é um cão para toda a família. Guardam a casa e são os melhores amigos das crianças, que fazem dele, gato e sapato em suas brincadeiras. Que Deus os tenha!!!!

  • Jussara nunes motta diz: 23 de julho de 2012

    Palmira Gobbi.Mulher vanguarda no serviço de proteção animal.Onde estiveres,Palmira com certeza todos que aqui cuidadste estão ao teu redor.E o Criador com certeza te recebeu em seus braços, por cuidaderes de suas criaturas.PAZ.

  • NOELI diz: 24 de agosto de 2012

    COMO FAZ FALTA A DONA PALMIRA, HOJE NÃO EXISTE PESSOAS QUE POSSAM SUBSTITUI-LA, NOS DIAS DE HOJE ESTÁ PIOR O ABANDONO DE ANIMAIS , OS MAUS-TRATOS , E ATÉ A MATANÇA DELES.
    GOSTARIA DE VER ALGUÉM PRESTAR OS MESMOS SERVIÇOS QUE A DONA PALMIRA, TIRAR DAS MAÕS DOS ESPANCADORES ESSES ANIMAIS QUE ESTÃO SOFRENDO.

  • Nélson Cord diz: 11 de abril de 2014

    Palmira Gobbi tem uma sucessora no Bairro Medianeira,que ama os animais. Cachorros e gatos abandonados ela trata e cuida com muito carinho. Está de parabéns por este belo trabalho.

  • Rõ Guimarães diz: 8 de outubro de 2014

    Orgulho-me dessa ativista, para sempre será a priemira dama da proteção animal do Brasil, aprendi com ela meus primeiros passos no ativismo e smepre recordo-me da bravura dessa linda senhora!

Envie seu Comentário