Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Frase do dia: Caetano Veloso

07 de agosto de 2012 2

Foto: Dulce Helfer, BD, 26/6/2009

“Eu sou apenas um velho baiano / Um fulano, um caetano, um mano qualquer / Vou contra a via, canto contra a melodia / Nado contra a maré”. Os versos da canção Branquinha – do disco Estrangeiro (1989) – reproduzidos hoje no Almanaque Gaúcho oferecem um curioso autorretrato de Caetano Veloso, o artista que nesta terça-feira completa 70 anos.

Artista no sentido mais amplo do termo. Caetano é conhecido por seu grande talento de cancionista e cantor – desde 1967, já lançou quase cinquenta álbuns, entre trabalhos individuais, parcerias e registros ao vivo. Dessa vasta obra, algumas músicas já se incrustaram no imaginário musical brasileiro – Sampa, Alegria, Alegria, Tigresa, Podres Poderes, Cajuína, Baby, Terra e Um Índio são apenas alguns exemplos.

Mas há também o Caetano escritor, do ensaio Verdade Tropical (1997), no qual combina memórias da formação musical e do exílio na Inglaterra com análises críticas do movimento tropicalista, do qual foi um dos grandes líderes, ao lado de Gilberto Gil – outro baluarte cujo 70º aniversário foi lembrado aqui no blog (clique aqui para ler mais).

E há ainda o Caetano do cinema. Na juventude, em Salvador, ele chegou a trabalhar como crítico cinematográfico. Décadas depois, em 1986, lançou-se como diretor, com O Cinema Falado, longa-metragem de estética fragmentada, com diferentes personalidades – como a atriz Regina Casé e a cantora Elza Soares – dando depoimentos e comentários sobre literatura, filosofia, música e, por que não?, cinema. Arte, enfim – é esse o recado de Caetano, seja qual for o canal.

Comentários (2)

  • Zuza Zapata diz: 9 de novembro de 2012

    Olá,
    Achei essa postagem enquanto procurava conteúdos sobre o Caetano. Muito legal e interessante!
    Abraços,
    Zuza Zapata
    http://www.zuzazapata.com.br

  • Zuza Zapata diz: 21 de novembro de 2012

    Olá,
    Bem bacana a postagem!
    Abraços,
    http://www.zuzazapata.com.br

Envie seu Comentário