Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Frase do dia: Brecht

14 de agosto de 2012 1

Foto: reprodução

Dramaturgo, poeta e encenador, Bertolt Brecht (1898 – 1956) foi um dos protagonistas da efervescência cultural vivida pela Alemanha do período entre as duas guerras mundiais. Com uma obra de forte teor político e crítico, ele trouxe uma nova dimensão social para o teatro, inclusive revolucionando a relação entre palco e plateia.

Mahagonny, O Casamento do Pequeno Burguês, Mãe Coragem e seus Filhos e Os Sete Pecados Capitais são alguns de seus textos mais conhecidos. No Brasil, uma de suas peças mais influentes é A Ópera dos Três Vinténs (parceria com o compositor Kurt Weill de grande sucesso na Alemanha dos anos 1920), que inspirou diretamente a Ópera do Malandro escrita por Chico Buarque (leia mais aqui) nos anos 1970.

Nascido na região da Bavária, Brecht viveu em Berlim e exilou-se nos Estados Unidos em 1933, quando Hitler assumiu o poder. Acabou voltando à Alemanha e morreu em Berlim Oriental, há exatos 56 anos. Além do teatro, também dedicou-se à literatura, em especial à poesia. Os versos reproduzidos no Almanaque Gaúcho desta terça-feira (“O homem, meu general, é útil: / Sabe matar e sabe voar / Só tem um defeito, sabe pensar”) são do poema O Vosso Tanque General, É Um Carro Forte.

Comentários (1)

  • Marcelo Xavier diz: 14 de agosto de 2012

    “Primeiro o estômago, depois a moral”.

Envie seu Comentário