Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Frase do dia: Debussy

22 de agosto de 2012 0

Foto: reprodução

O francês Claude Debussy (1862 – 1918) pode não ser tão executado nos concertos das orquestras sinfônicas quanto Beethoven ou Mozart, mas certamente é dos compositores mais respeitados no meio erudito. Foi um dos criadores decisivos na transição do Romantismo para o Modernismo na música europeia, sendo constantemente associado – um tanto a contragosto, segundo os biógrafos – ao Impressionismo, ao lado do conterrâneo Ravel.

Ao buscar influências na obra de autores russos como Borodin e Mussorgsky, Debussy encontrou uma fórmula musical própria, abrindo mão das escalas tradicionais e, às vezes, da própria estrutura tonal mais convencional, o que influenciou gerações de músicos do século 20. Não à toa, o compositor acreditava que “obras de arte criam regras, mas regras não criam obras de arte”, frase reproduzida no Almanaque Gaúcho desta quarta-feira.

Entre suas obras mais conhecidas, estão Clair de Lune (trecho da Suite Bergamasque, escrita para piano) e o poema sinfônico Prélude à l’Après-midi d’un Faune (em tradução livre, “Prelúdio à Tarde de um Fauno”). Ouça clicando abaixo:

Envie seu Comentário