Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Frase do dia: Aldo Locatelli

03 de setembro de 2012 1

Aldo Locatelli. Foto: reprodução

A arte de Aldo Locatelli está exposta em paredes e tetos de diferentes pontos do Rio Grande do Sul. No Palácio Piratini, na igreja São Pelegrino de Caxias do Sul, na reitoria da UFRGS, nas catedrais de Santa Maria e de Pelotas e no Terminal 2 do Aeroporto Salgado Filho – este último abriga uma de suas obras mais famosas, o painel A Conquista do Espaço (abaixo).

Foto: reprodução

Locatelli nasceu em Villa d’Almè, Bergamo, Itália, em 1915. Filho de família humilde, ainda na infância ficou impressionado com a restauração da igreja de sua cidade natal. Mais adiante, tratou de estudar os afrescos de Michelangelo na Capela Sistina, em Roma, assim como as obras de outros grandes pintores, como Rafael e Botticelli. Em 1948, foi convidado a vir ao Brasil pintar a Catedral São Francisco de Paula, em Pelotas.

Detalhe interno da Catedral São Francisco de Paula. Foto: Nauro Júnior, BD, 27/8/2010

Acabou ficando no Rio Grande do Sul, onde trabalhou como artista e também como professor, no Instituto de Artes da UFRGS. A frase reproduzida no Almanaque Gaúcho desta segunda-feira (”Em todas as épocas, o espírito define também a própria estética”) está na tese Mural: Análise, Considerações, Método e Pensamentos, escrita pelo pintor em 1962 como requisito do concurso para provimento efetivo da disciplina de Arte Decorativa. Mas não chegou a defender a dissertação: morreu em 3 de setembro daquele ano, possivelmente em decorrência da constante inalação de cheiros de produtos químicos, usados nas tintas.

Comentários (1)

  • João Antonio Pinto de Carvalho diz: 3 de setembro de 2012

    Faltou constar as pinturas de Aldo Locatelli na Catedral São Luis Gonzaga de Novo Hamburgo.
    Um grande abraço.

Envie seu Comentário