Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Frase do dia: Gonzagão

13 de dezembro de 2012 0

Foto: reprodução

A música do Nordeste ganhou o Brasil pelas mãos de Luiz Gonzaga (1912 – 1989). O cantor, compositor e sanfoneiro, cujo nascimento completa hoje cem anos, foi um ídolo popular em diferentes partes do país. Especialmente na década de 1940, em que lançou canções de grande sucesso – Asa Branca, parceria com Humberto Teixeira gravada em 1947, é a mais famosa.

Gonzagão mostrou aos brasileiros a alegria das festas juninas nordestinas, tocando ritmos como baião, xote e xaxado – um tempero nordestino que mais tarde consagraria também o paraibano Jackson do Pandeiro. Conquistado o sucesso, o artista preferia apresentar-se diretamente para a população, em praça pública ou em eventos abertos, em vez de teatros. “A sanfona é um instrumento do ar livre. Ela resolve um baile a noite inteira”, garantia o músico, em frase reproduzida no Almanaque Gaúcho desta quinta-feira.

O centenário de Luiz Gonzaga foi bastante lembrado este ano com o lançamento da cinebiografia Gonzaga, de Pai para Filho, de Breno Silveira, que aborda a relação do artista com o filho Gonzaguinha (1945 – 1991).

Envie seu Comentário