Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Orgulho pelotense

27 de dezembro de 2012 0

Foto: Acervo Eduardo Arriada, Almanaque do Bicentenário de Pelotas, reprodução

A foto acima mostra a Praça da Matriz, em Pelotas. Atualmente, ela se chama Praça José Bonifácio. A vista é desde a Rua Santo Antônio, que também não tem mais esse nome – agora ela é a Rua Dr. Miguel Barcelos. Miguel Rodrigues Barcelos foi um renomado médico que, em 1888, foi agraciado com o título de Barão do Itapitocaí. Ele residia no casarão sobrado que se pode ver à esquerda. Ao centro, na imagem, está um chafariz da Companhia Hidráulica Pelotense. Eles eram em número de quatro, mas esse é o único que desapareceu.

Ao fundo, está a Catedral São Francisco de Paula. A Igreja Matriz teve sua construção iniciada em 1813. Durante as obras, o então vigário da paróquia, Padre Felício, foi até Colônia do Sacramento em busca da imagem de São Francisco de Paula, recebida como doação. O aspecto final do grande templo, como se encontra hoje, só aparece depois da II Guerra Mundial, entre 1947 e 1948.

Para decorar seu interior, vieram da Itália, especialmente contratados, os mestres da arte sacra Aldo Locatelli, Emílio Sessa e Adolfo Gardoni. Foi o primeiro trabalho feito no Brasil por Locatelli, consagrado pintor que decorou ainda a igreja de São Pelegrino, em Caxias do Sul, e o Palácio Piratini, na Capital, entre outros.

(fonte: Almanaque do Bicentenário de Pelotas)

Envie seu Comentário