Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Saudável espírito

29 de dezembro de 2012 10

Este 2012 que termina é um ano importante na história do Hospital Espírita de Porto Alegre. Na verdade, completaram-se cem anos da idealização do hospital – foi em 1912 que um grupo de espíritas liderado pelo médico Oscar Pithan concebeu a ideia de uma instituição voltada ao atendimento em saúde mental. O plano foi concretizado no dia de Natal de 1926, quando foi inaugurada a primeira sede do hospital, no bairro Petrópolis, onde hoje fica o Hospital Petrópolis.

O antigo Hospital Espírita, no Petrópolis. Fotos: Acervo Hospital Espírita de Porto Alegre

A sede atual, na encosta do Morro São Caetano, no Teresópolis, foi inaugurada nos anos 1940, quando a região ainda era praticamente um descampado.

Acima, a obra do hospital em 1939. Abaixo, em 1940. Fotos: Azevedo e Dutra, Acervo Hospital Espírita de Porto Alegre

Veja também imagens antigas da fachada do hospital nas décadas de 1960 (em preto e branco) e 1970 (coloridas).

Hoje, o hospital atende mais de 300 pacientes.

Comentários (10)

  • Júlio César diz: 30 de dezembro de 2012

    Bela reportagem, parabéns!

  • Gadonski, José Floriano Werpachowski diz: 31 de dezembro de 2012

    Excelente matéria!!!
    É isto mesmo, devemos divulgar a comunidade o que o Movimento Espírita faz até para dar uma satisfação aos seus colaboradores e trabalhadores.
    Devemos quebrar o “paradigma” da ignorância que o Espiritismos é do do diabo.
    Toda vez que a sociedade começa demonstrar que pode atuar sem estar “sob o manto pernicioso do clero” este reage como “coisas do demo”, assim foram deste idos tempos contra Galileu Galilei e tantos outros pensadores.

  • jonas klafke diz: 1 de janeiro de 2013

    parabêns a esse hospital que foi tão importante em minha vida a todos os funcionários e direção um grande abraço e que possão ajudar muita gente tenho certeza que sim.

  • Edu Pithan diz: 2 de janeiro de 2013

    Parabéns…!
    É um orgulho, pra mim, ter um antepassado com uma obra tão iluminada como essa…!
    Que possa servir de exemplo para todos que procuram inspiração para manifestar sua alma caridosa…!

  • Nélson Chaves diz: 2 de janeiro de 2013

    As igrejas católicas/protestantes, de fato rotulam o Espiritismo como coisa do diabo. Mas que diabo bonzinho que só faz o bem e tem a sua Doutrina toda baseada na Doutrina de Cristo. Morei mtos anos em P.Alegre e nunca visitei esse hospital. Parabéns pelo artigo. Feliz 2013…

  • Clovis Moraes diz: 2 de janeiro de 2013

    Mesmo longe do pago, fico muito emocionado em saber que se pode contar com alguém, sempre tem uma mão amiga mesmo nos lugares onde outros temem em ir, mto menos em ajudar, devemos seguir em frente e apoiar esta obra maravilhosa, isso nos afasta do egoismo e nos faz seres de luz. Parabéns a todos.

  • Fatima Fortuna diz: 2 de janeiro de 2013

    “Fora da caridade não há salvação”. Encontramos este ensinamento no Evangelho Segundo o Espiritismo, onde o apostolo Paulo, seguindo os passos do Mestre Jesus já nos ensinava. O Hospital Espirita é um belo exemplo desta máxima.
    O Espiritismo é o Cristianismo primitivo, primeiro, sem contaminações. É o ensino puro do Mestre Jesus. Quem não o conhece, sugiro que procure conhecer pois mudará a sua vida. Quem já conhece, parabéns pela escolha, e siga sempre pelo caminho estreito.
    “Meus amigos, agradecei a Deus o haver permitido que pudésseis gozar a luz do Espiritismo. Não é que somente os que a possuem hajam de ser salvos; é que, ajudando-vos a compreender os ensinos do Cristo, ela vos faz melhores cristãos. Esforçai-vos, pois, para que os vossos irmãos, observando-vos, sejam induzidos a reconhecer que verdadeiro espírita e verdadeiro cristão são uma só e a mesma coisa,
    dado que todos quantos praticam a caridade são discípulos de Jesus, sem embargo da seita a que pertençam. – Paulo, o apóstolo. (Paris, 1860.) “. Evang. seg. Espiritismo cap XV.
    Parabens Hospital Espírita.

  • Nilcea Ernandez diz: 2 de janeiro de 2013

    Foram 44 internações da minha familiar, por lá andei em várias unidades, reconheço ainda que de muito tempo atrás, o carinho que recebemos dos funcionários dessa instituição. Obrigada! Peço pela conservação do HE que ainda é um dos poucos especializado em doenças da mente.

  • Léo diz: 2 de janeiro de 2013

    Parabéns e agradecimentos aos nobres espíritas que com seu trabalho abnegado, humilde, e que, com fé e determinação ajudam a construir um mundo melhor, mais humano, saudável e justo. Obrigado! Vida longa ao HE!

  • sila diz: 2 de janeiro de 2013

    Fico feliz quando sei da existencia de hospital espírita ,que dedicam o seu trabalho de cura a todos os necessitados , conscientes de que doenças do corpo físico provem da alma e do espírito.Quero um dia conhecê-lo.Obrigado por esta obra tão importante para a humanidade sofredora.Paz e Luz e um Feliz 2013!..

Envie seu Comentário