Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Animais no arrabalde

05 de janeiro de 2013 1

A entrada do zoológico da Vila Diamela em 1918. Foto: acervo de Ronaldo Marcos Bastos, reprodução

O bairro Menino Deus, em Porto Alegre, já teve seu jardim zoológico, exatamente há um século. A edição do jornal A Federação de 6 de janeiro de 1913 dedicou generoso espaço à notícia da inauguração do parque, realizada no dia anterior com presença do então governador, Carlos Barbosa Gonçalves, e de “altas autoridades civis e militares, representantes do clero, da imprensa, e povo”.

A notícia do jornal A Federação em 6 de janeiro de 1913. Foto: reprodução

Com entrada pela Avenida 13 de Maio (atual Getúlio Vargas), o parque foi uma iniciativa do coronel Juan Ganzo Fernández (1872-1957), proprietário da área, conhecida como Vila Diamela – nome de uma das filhas dele.

O coronel Ganzo (acima) e Diamela (abaixo). Fotos: acervo de Ronaldo Marcos Bastos, reprodução

Além de uma “variada colecção de quadrupedes, aves e palmipedes”, conforme anúncio da época (abaixo), o centro de diversões também tinha lago e pavilhão de patinação.

Foto: reprodução

Ponto de encontro para multidões de frequentadores, segundo registros da época, o parque teria funcionado até meados da década de 1925 e ocupava a área onde hoje está a Avenida Ganzo, batizada em homenagem ao antigo proprietário.

Veja mais fotos do zoológico:

Fotos: acervo de Ronaldo Marcos Bastos, reprodução

Comentários (1)

  • Quando os telefones eram raros | Almanaque Gaúcho diz: 22 de julho de 2013

    [...] frase “I want you for U.S. Army”. A antiga propaganda da CTR – empresa criada em 1908 por Juan Ganzo Fernandez, que a vendeu para a ITT em 1927 – inverte a lógica, como se o aparelho telefônico exclamasse: [...]

Envie seu Comentário