Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Frase do dia: Byron

22 de janeiro de 2013 0

Foto: reprodução

Se a personalidade de George Gordon Byron (1788-1824) foi um tanto controversa, a obra poética de Lord Byron não deixa dúvidas. Nascido há exatos 225 anos, o autor de aclamados poemas narrativos como Don Juan e Peregrinação de Child Harold é tido como um dos maiores autores britânicos de todos os tempos, e um dos luminares do Romantismo na literatura de seu país.

A controvérsia se deve à vida conturbada de Byron, constantemente envolvido em casos amorosos, dívidas e até mesmo acusações de incesto. Estudiosos também acreditam que personagens vampirescos da época – como o Conde Drácula do romance publicado por Bram Stoker em 1897 – teriam inspiração na figura pálida, aristocrática e sombria constantemente associada ao poeta. O caso é que sua ampla obra – na qual também se destacam poemas como Manfredo, O Sonho e Escuridão – influenciou muitos outros trabalhos nos séculos seguintes, nas letras e na música.

Autor de frases como “A amizade pode tornar-se amor, mas o amor nunca volta a ser amizade”, Byron morreu na guerra de independência da Grécia, em 1824.

Envie seu Comentário