Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O verão das garotas

05 de fevereiro de 2013 2

Antes do sucesso do Garota Verão, que terá a final da sua 31ª edição no dia 2 de março, um outro concurso de beleza foi tradição da orla marítima na década de 1960. Era o Rainha do Atlântico Sul. Patrocinado por Diários Associados, Loide Aéreo Nacional, Mundial Tur e Sociedade Amigos de Xangri-lá, o certame reuniu, em 1961, 13 candidatas, cada uma representando uma praia do nosso Litoral.

As 13 candidatas de 1961 diante do Hotel Termas Xangri-lá. Fotos: Ney Fonseca, Revista do Globo

Antes da grande final no Hotel Xangri-lá, as meninas desfilaram em carreata pelas ruas dos diversos balneários, ao som das buzinas e sentadas sobre o capô de carrões como o Chevrolet Impala 1959 da foto abaixo.

O desfile diante do Hotel Riograndense, em Capão da Canoa

A porto-alegrense Jacira Martins, de 16 anos, veranista de Cidreira, foi eleita a Rainha, tendo como princesas Tania Maria Chanan (Imbé) e Clélia Cohen (uma carioca que passava férias em Capão da Canoa).

A rainha Jacira

Aluna do Normal da Escola Nossa Senhora da Glória, a nova soberana do Atlântico Sul disse a Jacy Pinho, da Revista do Globo, que “gosta de ler José de Alencar e Saint-Exupéry”, que seu prato preferido era lasanha com champanhe e que, embora fosse cedo para pensar nisso, “pretende encontrar um homem que pode ser loiro ou moreno, mas tem de ser inteligente, culto e sincero… muito sincero”.

Comentários (2)

  • paulo diz: 21 de abril de 2014

    Em 1962 o concurso rainha do atlantico sul foi vencido pela belissima Iracema Amantino, da qual infelizmente não consigo ver fotos.

  • Renato Lempek diz: 21 de setembro de 2015

    o 1º foi realizado na Praia do Cassino na cidade do Rio Grande, no final da década de 50 e a vencedora foi a rio-grandina Marilice Lhopart.

Envie seu Comentário