Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Promessa não cumprida

06 de fevereiro de 2013 1

Foto: Pedro Flores, acervo de Pedro Flores Filho

“Nunca te deixarei” era o título do filme em cartaz no Cine Teatro Guarani no final da década de 1950, que aparece nesta imagem do fotógrafo Pedro Flores. É também, e acima de tudo, uma promessa que a passagem do tempo não permitiu que fosse cumprida.

Faz muito que essa Porto Alegre da foto nos abandonou. No chão, pintadas a cal, as primeiras letras do nome de Wilson Vargas, candidato a prefeito derrotado nas eleições de 1959. Ao lado do Guarani, cujo edifício sediava a Previdência do Sul (Previsul), estava a antiga Pharmácia Carvalho, vizinha ao Restaurante Ghilosso, que ocupava o térreo do prédio onde ficava o comando local da UDN (União Democrática Nacional).

Na esquina da Rua da Praia com a Caldas Jr., o imponente prédio do Grande Hotel, consumido por um incêndio em 1967. Sem o calçadão de hoje, automóveis Austin, Citroën e Dodge, entre outros, estacionavam na diagonal. Sob a sombra dos jacarandás, belos bancos de alvenaria acolhiam os passantes sem pressa, para um papo amigo.

Ficamos nós, com os vestígios e na saudade.

Comentários (1)

  • Marcelo Xavier diz: 6 de fevereiro de 2013

    Carlos Reverbel já dizia que a Rua Da Praia antiga só existe hoje no livro homônimo do Nilo Ruschel. Aliás, estou atrás de um exemplar nos sebos da cidade.

Envie seu Comentário