Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Esquina movimentada

18 de fevereiro de 2013 2

Foto: Ed Keffel, acervo Carlota Keffel

A guarita – com um guarda de trânsito dentro e sinaleiras sobre o teto, voltadas para todos os lados – não deixa dúvidas: no final dos anos de 1940 e início dos 50, quando provavelmente a foto acima foi batida, essa era uma das esquinas mais movimentadas da Capital dos gaúchos. O momento cristalizado pelo fotógrafo Ed Keffel nos traz diversas informações sobre como era, então, nossa cidade.

A fotografia nos mostra o início da Avenida Farrapos, na confluência com a Rua da Conceição e a Rua Voluntários da Pátria. Sobre a marquise do edifício que aparece em construção, a placa identifica: Obras do Hotel São Luiz, que ali se estabeleceu até ser desativado. Agora, esse prédio abriga o Hotel Umbu, que funcionou, por muitos anos, mais adiante e na calçada oposta da Avenida Farrapos.

Além da carroça, do caminhão carregado de tábuas, dos carros estacionados, de um caminhão-guincho e do ônibus de transporte coletivo, se pode ver (e ler) no alto do imóvel vizinho ao hotel o letreiro Palácio das Gaitas. Pouco depois, está o Edifício Azir/Azevedo, Bento & Cia. Bem ali, do lado esquerdo, e fora da foto, ficava a Estação da Viação Férrea, conhecida como Castelinho, e demolida em 1971 para dar passagem à elevada da Conceição.

Comentários (2)

Envie seu Comentário