Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Política e esporte no casarão

25 de fevereiro de 2013 4

Foto: reprodução

O casarão da foto acima é um dos prédios históricos do centro de Santa Maria, na esquina da Rua José Bonifácio com a Rua do Acampamento. Foi erguido na década de 1920 pela família Lozza – o patriarca Antonio Lozza instalou ali um armazém de secos e molhados, além da própria residência de sua família. O armazém atendia à população do inicio do século com uma característica marcante da época: vendia de tudo. Inclusive combustível, como se pode ver pela bomba instalada na frente do prédio.

No sobrado, foram feitas muitas reuniões políticas, pois Antonio Lozza era também político influente na época, sendo várias vezes vereador e presidente da Câmara Municipal. Ex-governadores como Walter Jobim, Peracchi Barcelos e Ildo Meneghetti teriam participado desses encontros.

Lozza também foi um dos fundadores, em 1928, do Esporte Clube Internacional, mais conhecido como Inter de Santa Maria. O clube surgiu para rivalizar com o time dos ferroviários, o Riograndense Futebol Clube, e por isso o nome: a nova equipe pretendia ser muito maior, por isso deveria ser internacional. Não havia na época nenhuma ligação com o Sport Club Internacional, de Porto Alegre. A cor vermelha predominante foi escolhida porque Lozza era do Partido Libertador e usava sempre um lenço vermelho – e seria “convidado” a doar o primeiro fardamento do time que estava sendo criado.

(colaborou Helio Schreinert Filho)

Comentários (4)

  • José Flores diz: 26 de fevereiro de 2013

    Morei por muito em Santa Maria e tenho a impressão de que este casarão está situado na esquina das ruas Tuiuti e Floriano Peixoto…será que estou enganado? Abraços!

  • Marília Cechella diz: 26 de setembro de 2013

    O José Flores tem razão. O endereço dessa casarão é na esquina das ruas Floriano Peixoto e Tuiuti. Está intacto até hoje, sendo usado para atividades comerciais. Essa foto é de Venâncio Schleiniger, que registrou o mais importante conjunto de imagens da cidade na primeira metade do século XX.

  • Marília Cechella diz: 6 de outubro de 2013

    Consultei amigos santa-marienses, que me mostraram haver mesmo muitíssima semelhança entre esse casarão e o existente na esquina das ruas Floriano Peixoto e Tuiuti, porém há pequenas diferenças entre eles (número de janelas). Assim, meu comentário acima não procede. Trata-se, de fato, do sobrado na esquina da rua José Bonifácio com a rua do Acampamento.

  • Cristiane Seronni diz: 25 de junho de 2015

    Prezados José Flores e Maria Cechella,

    Os sobrados são praticamente iguais, com as diferenças já mencionadas por Maria Cechella. O Sobrado da Rua Floriano Peixoto esquina com Tuyuti, era a residência e armazém de meu amado avô Baptista Seronni. Por isso o BS, suas inicias, gravadas acima da porta principal.
    Ambos foram construídos na mesma época por Alexandre Lozza, que vinha a ser primo de meu avô.
    Abs,
    Cristiane Seronni

Envie seu Comentário