Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

De olho no cobrador

13 de março de 2013 2

A Rua Riachuelo é uma das mais antigas do centro da cidade. Começa na Ponta do Gasômetro e vem paralela, entre a Rua da Praia e a Rua Duque de Caxias, até a Praça Conde de Porto Alegre. Em tempos antigos, tinha duas denominações, conforme o Guia Histórico de Porto Alegre, de Sérgio da Costa Franco: da Rua da Ladeira para o lado da Usina do Gasômetro, era conhecida como Rua do Cotovelo, por causa da curva que forma atrás do Theatro São Pedro, e da ladeira para o lado da Praça do Portão (antigo nome da Conde de Porto Alegre), era chamada de Rua da Ponte.

Foto: Roberto Manera, BD, 6/3/1969

No trecho entre a Casa Touro, na Avenida Borges de Medeiros, e a Casa Reinaldo – cujo slogan era: “a maluquinha da Praça do Portão” –, a Riachuelo comportou, durante muitos anos, um intenso movimento de bondes.

Ali, a gurizada que morava na redondeza brincava de ir e vir pendurada, perigosamente em pé, no estribo dos veículos elétricos – com um olho no cobrador e outro no movimento da rua, pronta para pular na calçada antes da bronca do funcionário da Companhia Carris.

Comentários (2)

  • Marcelo Xavier diz: 13 de março de 2013

    Rua da Ponte porque havia um pequeno riacho que caía do morrinho do Solar, cortava a Riachuelo e descia a antiga Paisandu (hoje a Caldas Júnior), e a ponte era sobre esse arroio que, há muito tempo, já foi canalizado.

  • Jorge diz: 13 de março de 2013

    Na quadra entre a Borges e a Mal. Floriano existia a tradicional loja de sapatos Camelo.
    Ao lado da casa Reinaldo, ficava uma funerária, acho que era a Postiga. Na foto, vê-se o famoso bonde “Escola”. Esperei muito bonde , ali, naquela quadra.

Envie seu Comentário