Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Frase do dia: Goethe

22 de março de 2013 0

Goethe, em retrato de Joseph Karl Stieler. Foto: reprodução

Nome de uma famosa avenida de Porto Alegre, o escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) morreu há exatos 181 anos. Deixou uma obra ampla, que vai da poesia épica à autobiografia, do texto científico à prosa de ficção, da peça de teatro à crítica literária. É um dos maiores nomes da literatura da Alemanha, e foi um dos pilares do romantismo europeu em seu tempo.

Entre seus textos mais famosos, estão a peça trágica Fausto (1808-1832), os romances Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774) e As Afinidades Eletivas (1809) e o poema O Aprendiz de Feiticeiro (1797). Além da literatura, Goethe também atuou como diplomata e político. “A instrução faz muito, mas o encorajamento faz tudo” é a frase reproduzida no Almanaque Gaúcho desta sexta-feira.

Curiosamente, a Avenida Goethe faz esquina com a Rua Schiller, homenagem a outro autor alemão: Friedrich Schiller (1759-1805) – que, ao lado de Goethe, foi um dos líderes do movimento literário Sturm und Drang (“tempestade e ímpeto”), na segunda metade do século 18.

Envie seu Comentário