Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Semana Santa em Rio Pardo

29 de março de 2013 0

Rio Pardo é um dos quatro municípios mais antigos do Rio Grande do Sul. Em 1633, padres jesuítas já conviviam com os nativos Tapes. Em 1715, chegaram os primeiros colonos portugueses e, em 1752, a construção do Forte Jesus, Maria e José abriu caminho para o surgimento da cidade, que foi crescendo em torno da fortificação. Rio Pardo deu origem a outros 200 municípios que foram se emancipando.

A capela de São Francisco de Assis, uma das primeiras do período colonial, recebeu do Vice-Ministro da Ordem Terceira, Joaquim José de Oliveira, em 1807, a doação de preciosas imagens sacras, em tamanho natural.

Uma das imagens do Museu de Arte Sacra de Rio Pardo. Foto: banco de dados

Durante muito tempo, a cidade teve em Biagio Tarantino um guardião de seu patrimônio histórico e cultural. Nos anos de 1970, Biagio recebia com grande cordialidade, especialmente durante a Semana Santa, os visitantes que chegavam para a tradicional Procissão do Senhor Morto. Muitos eram convidados para saborear, em sua antiga casa colonial, a célebre galinha ao molho que mandava preparar para a ocasião.

Criador do Museu de Arte Sacra e hoje nome de uma escola, muito a preservação da memória rio-pardense deve a Biagio Tarantino.

Outra das imagens do museu. Foto: banco de dados

Envie seu Comentário