Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Escola Prudente

23 de abril de 2013 1

Nesta terça-feira, 23 de abril, a Escola Estadual Prudente de Morais, em Osório, lança o livro Prudente de Morais: a Escola na Memória dos seus Professores 1942-2012, obra organizada pelos professores Ana Maria Rocha Rufino, Elaine Medeiros Perfeito e Paulo César Cardoso de Medeiros.

Capa do livro. Foto: reprodução

A escola foi criada originalmente em Passinhos, em 1942. Em 21 de julho de 1944, foi instalada nas proximidades do Porto, em Osório, como Grupo Escolar Porto Lacustre, para atender a cerca de cem crianças, filhas dos funcionários dos Serviços de Transporte entre Palmares do Sul e Torres. O primeiro prédio da escola, de propriedade de Antônio da Silva Neto, foi alugado pela prefeitura, e a primeira diretora foi a Professora Clotilde Amaral, esposa do ex-prefeito Osvaldo Amaral, e a primeira professora na pessoa de Maria Madalena Queiroz Weber. Durante os primeiros anos, a escola teve como sala de aula, além do prédio alugado, também a capela e a casa da própria professora.

Em 1948, a escola foi transferida para um prédio reformado na Lacustre e, em 1963, o Estado, sob governo de Leonel Brizola, construía novos prédios para atender a demanda crescente de alunos, as chamadas “Brizoletas”.

Entre 1961 e 1988, funcionou no bairro, dividindo espaço com a Escola Prudente, o Ginásio Industrial Abramo Eberle. Em 1974, o Ginásio foi transformado em Centro de Artes, Ciências e Tecnologia, o CACT. Depois de 1988, Prudente e CACT passaram a formar uma só escola, ocupando todo o espaço físico onde havia se estabelecido a empresa de navegação.

No Prudente de Morais localiza-se importante patrimônio histórico da região, o “Sobrado da Lacustre”, ou o “Casarão”, prédio construído entre 1925 e 1926 que serviu de escritório e residência aos engenheiros do Serviços de Transporte entre Palmares do Sul e Torres. Em 1998, o prédio foi reinaugurado, após restauração financiada pelo governo Estadual, servindo hoje como secretaria da escola.

O casarão restaurado. Foto: Tiago Trespach, arquivo pessoal

(colaborou Rodrigo Trespach)

Comentários (1)

  • MARIA ANGÉLICA DA SILVA FANTI diz: 23 de maio de 2013

    Parabéns pelo Memorial da escola!!!Hoje,reuni nossos monitores voluntários da biblioteca,e também resgataremos a história da nossa Escola.A EEEM.TUIUTI foi fundada em 20 de janeiro de 1940.Um grande abraço!!ANGÉLICA FANTI

Envie seu Comentário