Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Doce lembrança

29 de abril de 2013 24

A bombonière da Neugebauer na Rua da Praia, sucesso entre as décadas de 1950 e 1970. Foto: acervo Família Neugebauer

Para grande parte dos gaúchos, especialmente os mais velhos, o nome Neugebauer sempre soou como algo mais do que outro sobrenome alemão que identificava uma loja ou fábrica. Pode ser que o selo escolhido para caracterizar a marca tenha ajudado a gauchada a se reconhecer nele – afinal, é a imagem de um ginete bigodudo, arrodeando as boleadeiras por cima da cabeça, enquanto cavalga veloz pelo pampa.

O selo. Foto: reprodução

Mas, certamente, Neugebauer foi bem além disso: por estar associado a guloseimas e ao gosto bom do chocolate desde 1891 – primeiro aqui no Estado, depois no país e mais tarde, inclusive, no Exterior –, conquistou as crianças, que iam se tornando adultos, durante todo o século 20.

Anúncio antigo dos chocolates Neugebauer. Foto: reprodução

A tradicional bala Mocinho, lançada no programa Clube do Guri após a Páscoa de 1955. Foto: reprodução

A firma começou com a chegada do confeiteiro alemão Franz Neugebauer, em 1888. Ele imigrou em busca de novas oportunidades, mas em condições bem mais favoráveis do que seus primeiros conterrâneos, vindos mais de 60 anos antes. Logo vieram também seus pais e os irmãos Max e Ernst. Num primeiro momento foram sócios de Fritz Gerhardt, que saiu logo em seguida. Em 1896, a empresa passou a ter o nome de Neugebauer & Irmãos.

Anúncio do lançamento do Choco Preto e Branco, no início dos anos 1950. Foto: reprodução

Em 2010, o Grupo Vonpar adquiriu a marca – que, junto a Mu-Mu e Wallerius, compõe hoje a divisão de alimentos do grupo.

(fonte: livro Neugebauer, uma História, de Juarez Fonseca)

Comentários (24)

  • José Corrêa diz: 29 de abril de 2013

    Saudade.Será que alguém teria uma cópia da embalagem do famoso e tradicional chocolate em barra “Estancia Velha”.

  • Omar Fernando Kindlein diz: 29 de abril de 2013

    Muitas saudades ! Ainda mais de quem era vizinho da fábrica.

  • José C Gaspar diz: 29 de abril de 2013

    Bah! E o bastão de leite?!? Até já enviei sugestão para um relançamento mas nada…
    Nenhum outro fabricante tem algo parecido, não teria concorrencia e era OTIMO…

  • Mauricio Reis diz: 29 de abril de 2013

    Felizmente a marca ainda existe, para a gente não ficar apenas na saudade, mas muitos produtos a Neugebauer não fabrica mais, e que eu adorava, como, por exemplo, as balas de goma (jujubas), que para mim até hoje são insuperáveis; quem não se lembra do mini wafer Merendinha, sabores chocolate e tuti-fruti, que nos anos 80 foi concorrente do Mirabel? Mas vários produtos antigos,felizmente, existem até hoje, como os chocolates Preto e Branco, Napolitano e Refeição, e as balas Mocinho; sou de Canoas e atualmente moro em Belo Horizonte, mas sempre que viajo de férias a Porto Alegre compro um pequeno estoque dos chocolates (aqui em BH não tem ) para matar as saudades da minha infância aí no Rio Grande.

  • carlos francisco m. v. gama diz: 19 de julho de 2013

    hoje dia 19 de julho de 2013 me lembrei de quando eu tinha uns cinco ou seis anos eu morava na rua Ferreira Vianna bairro Petrópolis e quando passava a propaganda do chocolate choco preto e branco eu ficava louco vendo todos no carro inclusive com um cachorro. Hoje eu tenho 53 anos e nunca vou me esquecer.

    obrigado carlos.

  • ROSA diz: 26 de novembro de 2013

    Realmente marcou minha infância. Assim como o José Corrêa postou, também acharia legal rever uma embalagem do chocolate Estância Velha. E concordo com o José Gaspar, o bastão de leite era excelente, nada parecido. Se alguém tiver embalagens ou imagens seria legal postar!

  • Walmir de Medeiros Lima diz: 14 de janeiro de 2014

    O sabor dos chocolates e o aroma da fábrica são inesquecíveis. No final da década de 80 e inicio de 90, trabalhei no Grupo Fenícia, então proprietário da empresa. Além de boas amizades com todo pessoal da empresa, recordo a inauguração do Museu do Chocolate, uma iniciativa pioneira que resgatou não apenas a história da empresa, mas da industrialização de Porto Alegre. Tenho muito orgulho de ter participado desse projeto. Alguém sabe se o Museu ainda está em atividade? Caso não, sabe qual foi o destino d seu acervo?

  • marisa hornes peres diz: 22 de janeiro de 2014

    Gosto muito dos chocolates e gostaria de rever a embalagem do bombom noite de gala eu acho que era azulado com uma mulher com um vestido longo,! Sinto ate o cheiro deste bombom,! _’- o bastao de leite era desta marca.? Que saudades da infancia,

  • Hans Olsen diz: 4 de fevereiro de 2014

    Muito bom os chocolates,principalmente o “Choco” Preto e Branco e o ótimo e
    incomparável, Bastão de Leite. Este realmente deveriam fazer um relançamento.

  • João Ribeiro diz: 20 de junho de 2014

    Bastão de Leite era o melhor prodtudo, não dá para entender por que foi tirado do portfolio da empresa.

  • José Manoel Cruz diz: 17 de agosto de 2014

    Gostaria de saber onde encontrar o video da propaganda do choco preto e branco dos anos 60. Era muito legal e até hoje eu e minha irmã ainda falamos a famosa frase: Ôpa! Esquecemos uma coisa importante….Abraço

  • Jaqueline diz: 18 de outubro de 2014

    E o Beijo de Moça? Era da Neugebauer? Lembro que levava a marca Süss. Esta era uma marca da Neugebauer? Procurei muito na internet e nada encontrei a respeito. Aquele marshmallow sequinho coberto por chocolate e com aroma de abacaxi. Hummm que saudades…

  • Rodrigo diz: 15 de janeiro de 2015

    Como gostaria de ver a imagem do ESTÂNCIA VELHA, saudosa recordação de infância…presente de mãe nas idas aos supermercados quando se “fazia rancho” e se rumava à Campanha.

  • joaquim Ricardo Oliveira diz: 13 de fevereiro de 2015

    Prezado Ricardo
    Tens uma foto da embalagem do amendoim coberto com chocolate da neugebauer, com nome de GAUCHINHO???OU GAUCHO???…não lembro.
    abs
    Joaquim
    (51) 32686940 8909 0901

  • Luis Henrique Loss diz: 29 de junho de 2015

    Caramba! Bastão de Leite é algo que eu sonharia em degustar novamente… Lembrança de infância… Por que será eles não fazem mais?…

  • NORMA VIRGINIA RODRIGUES DE ALMEIDA BIDART diz: 30 de julho de 2015

    Também não sei se o Beijo de Moça era da Neugebauer, mas que era maravilhoso, a isso era. Esse era um doce que eu perdia qualquer limite, comia quantos aparecessem na minha frente. Há alguns anos atrás eu encontrei no BIG. Isso já tem um bom tempo! Depois, nunca mais. Quem sabe um relançamento? Com certeza faria o maior sucesso.

  • Inaiara Buttini diz: 12 de outubro de 2015

    Sempre quis encontrar novamente o beijo de moça era o que eu mais gostavanda minha infancia. Gostei da idéia de Norma Virgínia. Quem sabe um relançamento também cocordo que seria um sucesso

  • Rosani Maria Finkler diz: 13 de outubro de 2015

    Sempre gostei muito de chocolate e já experimentei muitos tipos, mas nada parecido com o bastão de leite. Espero hà anos por um relançamento.

  • Marcia Martins diz: 1 de novembro de 2015

    O Beijo de moça era tudo de bom.

  • Omar Fernando Kindlein diz: 14 de fevereiro de 2016

    Estou de volta e com muita saudade dos tempos passados.
    Aliás, é disto que vivemos. O futuro não existe, pois quando e se ele chegar, será presente. O presente é muito do momento, pois passada uma fração de segundo, ele já será passado. O que temos é o passado, que vai do quase zero até o primeiro momento que nos conhecemos por gente. Fica na nossa memória e, desta forma os chocolates
    Neugebauer, dos quais sentia a cheiro até na minha casa. Eu praticamente nasci na fábrica. A minha saudação a todos que, de uma forma ou outra, tiveram experiência similar.

  • Gleuber Iran diz: 24 de fevereiro de 2016

    Sou fã e consumidor do Bib’s amendoim e Refeição, para mim, o que há de mais saboroso da marca Neugebauer. Moro em Lucas do Rio Verde-MT, e quando cheguei aqui vindo de Toledo-PR, encontrei o Refeição e o Bib’s. Agora somente há o amendoim na loja Havan e em pequeno estoque. Minha infância foi extremamente feliz quando eu comia meus doces enquanto lia uma revistinha Disney ou turma da Mônica. Saudades. Um abraço a todos que compartilham deste sentimento.

  • Cristina Rosane Klein diz: 9 de março de 2016

    Eu e minhas colegas de hidroginástica estávamos relembrando alguns produtos da neugebauer, e quando falamos no beijo de moça, deu água na boca.. Estou tentando achar.. ainda é vendido? Caso não, poderiam relança-lo… uma delicia…

  • Belini diz: 24 de março de 2016

    Ah, Neugebauer, este chocolate nunca esquecerei. Até hoje ainda consumo. Mas sito saudades da barra Estância Velha e do Beijo e Moças (acho que a Suss era uma divisão da empresa). Nossa que coisa boa. E nas páscoas que tinha aquele ovão de chocolate ao leite enorme e que tinha realmente gostdo de choclate, não estas porcarias que fazem hoje a Nestlé, Lacta, Garoto e outros.
    Penas que até a Neugebauer tenha mudado, lembram que a marca era NNN?
    Mãe, eu quero chocolate NêNêNê.. :D

  • Ester Ferreira diz: 31 de março de 2016

    Boa tarde,

    meus Avós trabalharam na Empresa Neugebawer, no ano aproximadamente em 1950, minha Vó Avani dos Santos conheceu seu marido na empresa.
    minha Avó foi Rainha da Empresa, gostaria muito de ter algumas fotos dos funcionários.
    Avani dos Santos e Mário Eloy Ferreira.

    Muito obrigada!

Envie seu Comentário