Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Frase do dia: Gonzaguinha

29 de abril de 2013 0

Foto: reprodução

Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha (1945-1991), é um nome com brilho próprio na música brasileira. Ele foi uma das principais vozes a se fazer ouvir no Brasil do regime militar, e mesmo depois desse período foi um cantor e compositor de sucesso, emplacando sucessos do porte de Explode Coração e Sangrando.

No ano passado, sua história voltou à baila com o lançamento do filme Gonzaga – De Pai pra Filho, coincidindo com o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. A difícil relação entre os dois é até hoje tema de controvérsia – não existe certeza sobre a paternidade de Gonzagão, se biológica ou adotiva. Outra fonte sobre ambos é o livro Gonzaguinha e Gonzagão – Uma História Brasileira (2006), de Regina Echeverria, que inspirou o filme.

O fato é que, à parte de uma infância difícil, Gonzaga Jr. conseguiu se firmar como artista e lançou mais de 20 discos. A trajetória foi abortada justamente na estrada, depois de uma apresentação no Paraná, quando o artista foi vítima de um acidente automobilístico na manhã de 29 de abril de 1991.

Ficaram o mito, as canções e as opiniões fortes, como a reproduzida no Almanaque Gaúcho: “Será uma revolução o dia em que todos brasileiros trabalharem por prazer”.

Envie seu Comentário