Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Do cavalo aos HPs

01 de maio de 2013 0

Foto: Hugo Peretti, acervo Marcelo Peretti

A foto acima, tirada pelo fotógrafo Hugo Peretti em 1937, no município de Encantado, é um bom testemunho das transformações que afetaram o comportamento dos gaúchos com o passar do tempo. Nela se pode ver, em primeiro plano, dois cavalos encilhados, ao que parece, amarrados a um poste. Mais atrás, estão sete veículos expostos orgulhosamente diante da agência da Ford daquela cidade. Todas as pessoas que aparecem na imagem demonstram ter seu interesse voltado para os carros.

Naquela época, os automóveis, mesmo no Interior, já não eram a novidade de alguns anos antes – mas, certamente, já impunham suas vantagens como meio de transporte de cargas e pessoas. A Agência Ford de Guido Cé – que, estabelecida na esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Padre Anchieta, operou de 1937 até 1998 – foi uma das mais importantes do Estado, e motivo de justo orgulho para a população do Alto Taquari.

Ainda hoje, o velho “pingo” continua com prestígio junto à gauchada. Mas, agora, os mais de 15 mil carros que circulam pelas ruas asfaltadas do município de Encantado já não convivem, como antes, com cavalos amarrados nas esquinas.

(colaborou Marcelo Peretti)

Envie seu Comentário