Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Moda para os pequenos

02 de maio de 2013 0

Hoje em dia, adultos e crianças vestem praticamente as mesmas roupas, com diferença apenas no tamanho das peças. Antigamente era diferente. Na virada do século 19 para o 20, por exemplo, as crianças quase invariavelmente eram trajadas com aquelas roupinhas de marinheiro. Até os anos de 1930, ainda era mais ou menos assim.

A inauguração da Casa Valentim, em 1948. Foto: Revista do Globo, reprodução

Em 1948, no número 1.625 da Rua da Praia, a abertura da Casa Valentim, de moda infantil, colocou à disposição da garotada gaúcha – e de seus pais, é obvio – o que as crianças do Brasil usavam de melhor e mais atual em termos de roupas. Os cerca de 4 mil pedidos para remessas via aérea que a loja do Rio (e a de São Paulo) da Casa Valentim havia recebido no ano anterior sinalizavam a demanda aqui existente e justificavam a abertura da filial montada com requintes de elegância.

Acima e abaixo, detalhes do interior da loja. Fotos: Revista do Globo, reprodução

De acordo com a Revista do Globo número 457, “faltava um estabelecimento de moda infantil que estivesse à altura do progresso da cidade. Agora as crianças rio-grandenses poderão formar ao lado das crianças mais elegantes do Brasil”.

Envie seu Comentário