Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Notícias da telinha

24 de maio de 2013 0

A televisão no Brasil começou com a inauguração da TV Tupi, em São Paulo, no dia 18 de setembro de 1950. Quatro meses depois, começaram as transmissões da TV Tupi no Rio de Janeiro. Depois veio a TV Record-SP, em 1953, que fez parceria com a TV Rio, surgida em 1955.

Em Porto Alegre, a primeira estação foi a TV Piratini Canal 5, que pertencia aos Diários e Emissoras Associados, donos da Tupi. Em 1960, veio a TV Excelsior de São Paulo, além de duas emissoras em Recife.

Em 1962, é inaugurada, aqui na Capital, a TV Gaúcha. A TV Excelsior do Rio começou em 1963. A TV Globo entrou no ar no Rio de Janeiro em 1965, e em São Paulo no ano seguinte. A TV Bandeirantes só viria em 1967.

Fotos: reprodução

Em 1963, quando a Editora Abril lançou a revista Intervalo, já havia, portanto, um grande público de telespectadores (e de televizinhos) carente de informação e fofocas sobre os bastidores da televisão.

Com certa ingenuidade, e sem o assédio brutal patrocinado pelos paparazzi de hoje, a Intervalo supriu modestamente, até o início dos anos de 1970, essa necessidade de mercado – que só viria a crescer, cada vez mais.

(colaborou Jorge Silva)

Envie seu Comentário