Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Cem anos de previdência

29 de maio de 2013 0

Este mês, o GBOEX – Grêmio Beneficente completou cem anos. Foi em 24 de maio de 1913 que um grupo de professores oficiais do Colégio Militar, preocupado em garantir financeiramente as famílias dos militares, fundou a entidade, hoje uma das maiores empresas abertas de previdência complementar sem fins lucrativos do Brasil.

Ata de criação da empresa. Fotos: reprodução

Acima, o primeiro Presidente do Grêmio de Oficiais Reformados (1913-1915), o General João Manoel Menna Barreto, o segundo, Marechal Carlos Frederico de Mesquita (1918-1933), e o primeiro presidente do Grêmio Beneficente dos Oficiais do Exército (1939-1950), Coronel Luiz Carlos de Moraes

Ao longo das décadas, o GBOEX descreveu um curioso passeio pelo centro da Capital. A primeira sede ficava no Edifício Tuiuty, na esquina das ruas Riachuelo e Caldas Júnior. Depois, passou para o Edifício Mallet, onde ficava o Grande Hotel, na esquina da Caldas Júnior com a Andradas. A sede seguinte foi na própria Rua da Praia, poucos metros adiante, no Edifício Duque de Caxias, retratado no anúncio abaixo.

Foto: reprodução

Atualmente, a sede está na Rua Sete de Setembro, próximo à Casa de Cultura Mario Quintana.

Envie seu Comentário