Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Frase do dia: Voltaire

30 de maio de 2013 0

Voltaire em retrato de Nicolas de Largillière. Foto: reprodução

Embora tenha morrido mais de 10 anos antes do início da Revolução Francesa (1789-1799), o escritor e filósofo Voltaire (1694-1778) foi uma influência, direta ou não, para um dos momentos mais importantes da História. Especialmente por sua índole questionadora e provocativa, cujos alvos mais frequentes eram os dogmas da Igreja e as instituições de sua época.

O parisiense François-Marie Arouet adotou o nome Voltaire depois de um período em que esteve preso na Bastilha, em 1717, devido a um poema que satirizava a monarquia. Não foi a única vez em que o filósofo foi detido por suas provocações em relação à religião ou à política. Defender as liberdades de religião e de expressão foi uma das principais bandeiras do escritor, que deixou uma obra literária vultosa, expressa em cartas, poemas, romances, ensaios, textos históricos e peças de teatro. Uma das obras mais famosas nesse conjunto é o Dicionário Filosófico (1764).

A frase reproduzida no Almanaque Gaúcho desta quinta-feira em que a morte de Voltaire completa 235 anos (“O homem é livre no instante em que desejar ser livre”) está na peça Brutus (1730).

Envie seu Comentário