Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

PRH-2, a mais poderosa

30 de maio de 2013 2

No início do ano de 1950, um balanço do que ocorrera em 1949 e a divulgação do que estava planejado para o ano que começava, publicado em reportagem da Revista do Globo, davam a ideia exata da importância que a Rádio Farroupilha tinha no cenário da radiofonia local e nacional.

O desfile de celebridades que haviam ocupado o microfone da emissora era o testemunho do sucesso alcançado. Nomes internacionais – como as cantoras Maria Girão (portuguesa) e Mercedes Simone (argentina), os Meninos Cantores de Viena e o argentino Hugo del Carril – ao lado de astros nacionais – como “o Rei da Voz” Francisco Alves, Linda Batista e Ivon Cury – se revezavam no pequeno e sempre lotado auditório da rádio, ou em grandes salas de cinema que acomodavam melhor o público.

O auditório da PRH-2. Fotos: Revista do Globo, reprodução

A plateia do Cine Castelo ocupada para um show de Francisco Alves

Um dos responsáveis louvado pelo êxito era o programador, o “dinâmico radialista” Ernani Behs, “um rapaz que já passou por todas as fases de um trabalhador de rádio”. O radioteatro também era forte, com gente como o galã Walter Ferreira, Pepe Hornes, Amélia Rocha e Zaira Acauan, entre outros.

Walter Ferreira

A estação se encontrava, ainda, “em febril atividade” para dobrar sua potência de 25 para 50 quilowatts, igual à das três maiores do Brasil: Nacional (RJ) e das duas Tupis (RJ e SP).

Outras atrações da PRH-2: a Orquestra de Salvador Campanella (acima) e o Conjunto Vocal Farroupilha (abaixo)

Comentários (2)

  • Luiz Fernando diz: 30 de maio de 2013

    Faltou falar dos excelentes programas humorísticos ao meio-dia, que contavam, entre outros, com os inesquecíveis Pinguinho e Walter Broda. E também das novelas, precursoras das telenovelas de hoje.

  • Jorge diz: 4 de junho de 2013

    Eram os anos dourados do rádio. Havia programas musicais, humorísticos, esportes, novelas, noticiosos com o famoso Repórter Esso. Tudo ao vivo. Bons tempos.

Envie seu Comentário