Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Novas cenas do Graf Zeppelin

15 de junho de 2013 0

Antes de os aviões se tornarem estáveis o bastante para levar passageiros sobre o Oceano Atlântico, existiu uma opção de transporte aéreo entre a Europa e a América do Sul: os dirigíveis, conhecidos como zepelins, em homenagem ao alemão Ferdinand von Zeppelin (1838-1917), que idealizou e construiu os primeiros equipamentos desse tipo.

Ferdinand von Zeppelin. Foto: reprodução

Um dos mais famosos foi o Graf Zeppelin, que realizava voos comerciais regulares entre a Alemanha e o Brasil nos anos de 1930. Não é difícil imaginar o alvoroço que tomou conta de Porto Alegre em 1934, quando anunciou-se que a portentosa aeronave de 235 metros de comprimento iria sobrevoar a cidade, em um trajeto experimental entre Rio e Buenos Aires.

A passagem do Graf Zeppelin pelo Rio Grande do Sul, em 29 de junho de 1934, foi muito marcante para a cidade – como demonstram os registros fotográficos conhecidos – alguns deles já reproduzidos aqui no Almanaque Gaúcho ao longo dos anos. Neste post, trazemos imagens inéditas do evento.

Foto: Oscar Petersen, acervo de Graça Petersen

A foto acima, gentilmente cedida por Graça Petersen, foi feita do alto do morro Ricaldone pelo médico Oscar Petersen. Abaixo, a aeronave está passando sobre o Palácio Piratini, em imagem captada por Eduardo Hirtz – empresário e um dos pioneiros do cinema no Estado – e pertencente ao acervo de Rejane Hirtz Trein.

Foto: Eduardo Hirtz, acervo de Rejane Hirtz Trein

Envie seu Comentário