Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Os primeiros passos de uma linda

24 de junho de 2013 0

Maria Della Costa é, sem dúvida, uma lenda. Um dos nomes mais importantes do teatro brasileiro. Até tomar a decisão de se refugiar em Parati, no litoral fluminense, onde criou o Hotel Coxixo, ela construiu uma biografia tão profícua que seus primeiros passos, quando ainda era a bela e desconhecida garota que morava na Rua Avaí, ficaram obscurecidos.

Maria na Rua Avaí em 1952. Fotos: Justino Martins, Revista do Globo

Numa reportagem para a Revista do Globo de agosto de 1952, o jornalista Justino Martins reencontra Maria, já famosa, e recapitula com ela a época em que se conheceram, quase 10 anos antes. Maria nasceu em Flores da Cunha, na serra gaúcha, em 1926. Aos 16 anos, morando em Porto Alegre, ela picotava fotos para carteiras de identidade num estúdio de retratos da Rua da Praia quando, numa tarde, recebeu de Justino a proposta: “Você quer posar para fotografias de moda?”

Até então, essa história de modelo e manequim era praticamente inexistente por aqui. Depois do susto, e de fartas explicações sobre a revista, ela foi para o teste, acompanhada da mãe, na semana seguinte. Diante das lentes do fotógrafo Ed Keffel, tornou-se a “moça da capa”.

A atriz na Igreja do Carmo (acima) e com o cabeleireiro Gaeta (abaix0)


Passados 10 anos, consagrada nos palcos do Rio, ela voltou à rua de onde saíra em Porto Alegre para dizer: “Nada mudou nesse lugar. O que mudou fomos nós…”.

Envie seu Comentário