Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Saúde aos 80 anos

02 de julho de 2013 0

O Hospital Bruno Born, de Lajeado, está completando hoje 80 anos de inauguração. A festa daquele 2 de julho de 1933 foi o ponto culminante de um processo que havia começado em 1931, quando foi fundada a entidade mantenedora do então Hospital São Roque, a Sociedade de Beneficência e Caridade de Lajeado. Os 130 sócios fundadores reuniram capital para adquirir o terreno e o material de construção e contratar o engenheiro arquiteto W. Kaade para erguer o prédio.

O prédio do hospital, frente à Rua Júlio de Castilhos, em Lajeado, em 1934. Fotos: acervo de Erni Stahlschmidt


O professor José Alfredo Schierholt, que prepara um livro sobre a história do hospital, enviou ao Almanaque Gaúcho um trecho do depoimento das primeiras irmãs que trabalharam na casa naqueles primeiros tempos:

“No dia 2 de julho, foi celebrada a primeira missa na capela, seguida da Bênção da Casa. O povo fez uma festa de inauguração em benefício do Hospital.

Para auxiliar nos trabalhos, as Irmãs trouxeram uma moça da Beneficência de Porto Alegre.

No dia 3 de julho, foi feita uma faxina geral na casa. Várias moças da cidade ajudaram nesta tarefa. No mesmo dia, os seis pacientes que estavam no hospital particular foram trazidos para cá.

Já no primeiro dia, foi realizada uma cirurgia. Como não havia ‘panos’ cirúrgicos, foram compradas peças de tecidos, que foram rasgados e usados, sem bainha, até que as Irmãs conseguissem uma máquina de costura.”

Envie seu Comentário