Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Frase do dia: Walter Benjamin

15 de julho de 2013 0

Foto: reprodução

Na era da internet e da interatividade, ganha cada vez mais importância a reflexão sobre a noção de autoria e sobre o próprio conceito de obra de arte. Um debate que o filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940) já propunha na década de 1930, quando lançou um de seus principais textos, A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica.

Nascido em 15 de julho de 1892, Benjamin cruzou referências aparentemente diversas – como as ideias Marx e Hegel, a obra de Brecht e o misticismo judaico – para criar sua própria e profunda visão da teoria estética. Abordou temas concretos da literatura, da arte, das técnicas e da vida social. Analisou (e, em muitos casos, traduziu para o alemão) obras de Baudelaire e Proust.

Benjamin também costuma ser associado à Escola de Frankfurt, à qual também estiveram vinculados nomes como Theodor Adorno e Herbert Marcuse. O filósofo morreu ao fugir do regime nazista, em 1940. A frase reproduzida no Almanaque Gaúcho desta segunda-feira (“Pensar envolve não apenas o fluxo dos pensamentos, mas também a captura deles”) é do texto Teses Sobre o Conceito de História (1940).

Envie seu Comentário