Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Quarto Distrito, noite e dia

15 de julho de 2013 7

A Avenida Eduardo em 1932. Foto: Museu Joaquim José Felizardo

As duas fotos deste post retratam a mesma via: a Avenida Presidente Franklin Roosevelt, uma das mais importantes dos bairros São Geraldo e Navegantes.

A Avenida Franklin Roosevelt em 1967. Foto: Acervo Grupo CEEE

Não só a paisagem urbana mudou de uma época para outra – em 1932, a rua era conhecida como Avenida Eduardo, em alusão a Eduardo de Azevedo e Souza Filho, antigo proprietário de terrenos naquela área. A homenagem a Franklin Roosevelt (1882-1945), presidente americano por mais de duas décadas, foi definida em maio de 1945, pouco depois da morte do governante.

Muitos até hoje chamam essa região de Quarto Distrito, uma denominação bastante antiga. A divisão de Porto Alegre em seis distritos foi instituída em 1892 – o primeiro corresponde ao atual Centro Histórico, e os demais se espalhavam nas direções norte, leste e sul. O Quarto recebeu muitas indústrias, mas também residências e casas de comércio.

As imagens comprovam a versatilidade do bairro. Na imagem noturna, se destacam os trilhos do bonde São João. Na diurna, aparece o extinto cinema Talia e, ao fundo, o prédio da Sociedade Gondoleiros, com a gôndola no topo.

Comentários (7)

  • Marcelo Xavier diz: 15 de julho de 2013

    Muita saudade! Cresci no Quarto Distrito, minha família viveu muito tempo no casarão da esquina da São Pedro com a Farrapos e, depois, moramos no Edifício Gobbo. Meu avô administrou o Thalia tempos antes de fechar. Eu era piá quando minha avó me levava em todas as lojas da Roosvelt ou andar no cavalinho da Jolie, ao lado da Imobiliária. Depois ia comprar papel de carta na Globo, fazer compras lá no supermercado Real da São Pedro (uma enorme caminhada) e depois ia conversar com o pessoal da igreja São Geraldo, não sem antes pagar os carnês da J.H Santos e os do Marinha Magazine, na São Pedro. Era sempre a deixa para eu ir na seção de brinquedos :)

  • Jorge Piqué (UrbsNova) diz: 15 de julho de 2013

    Outro aspecto interessante do Quarto Distrito, entre tantos, são os dois prédios de Lutzenberger, na R. São Carlos, com R. Hoffmann, projeto de 1928, que hoje procuram uma forma de ser restaurados.
    Deixo aqui o link para quem tiver interesse em conhecer:

    http://urbsnova.wordpress.com/vilaflores/

  • Luis Dal Corso diz: 17 de julho de 2013

    Grandes recordações do 4º distrito dos anos 60….Nasci em 1960 no Hospital Beneficiência Portuguesa na av. Independencia e morei quase na esquina da av. São Pedro com av. Franklin Roosevelt, onde o meu pai, Albino Dal Corso teve a sorveteria Artica, mais tarde Sorveteria O-Sorvete. Acho que deve ter sido a mais longeva sorveteria da cidade pois existiu por mais de cinquenta anos, dos anos 30 até o final dos anos 80. Lembro do bonde elétrico, dos carnavais de rua da av. Eduardo, do papai Noel do Marinha Magazine, dos bailes do Gondoleiros e Sociedade Polonia, das matines do cine Talia e logicamente do delicioso sorvete natural italiano do seu Albino Dal Corso.

  • Pedro Carraro diz: 17 de julho de 2013

    Desde que vim para Porto Alegre (1970), então com 8 anos, morei e trabalhei no São Geraldo. Ótima localização, muitas facilidades, ótimo lugar.
    Muita matinê de domingo no Talia, um bang-bang e outro de aventura ou comédia (Abbot e Costello eram os meus favoritos), muito pão da Padaria Luso-Brasileira, o São João Zivi, o Branca Diva, o Metodista e o Concórdia, a Marinha Magazine e a JH Santos (onde assisti pela primeira vez televisão)…

  • Amanda diz: 21 de julho de 2013

    Ruas e locais da minha vida! Remetem a minha infância muito feliz!

  • Olivier diz: 25 de setembro de 2014

    Consulta: O Bairro de Azenha (hoje) estava dentro de qual distrito segundo a classificação/divisão em distritos anterior a 1940?

  • Frederico Gaeverssen diz: 31 de julho de 2015

    Tenho outras lembranças que não foram mencionadas ainda, mas não devem ser esquecidas, como o Cinema Navegantes, na Avenida Cairu; o cheirinho de chocolate, da Fábrica Neugebauer; o carnaval da Av. Eduardo; do Leo Zinelli (do bloco Vagulumes do Amor); do Claudio Brito (alegorias), do Moacir Cardoso (surdo – responsável por pinturas e samba enredo), do Jacão (que eram organizadores do carnaval) e da rainha mais bonita que o carnaval de Porto Alegre já viu, Kissi.

Envie seu Comentário