Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Lição secular

05 de agosto de 2013 0

Casa de madeira que foi a primeira sede do Colégio La Salle Santo Antônio. Foto: divulgação.

Ontem, mais uma escola de Porto Alegre completou 100 anos. O Colégio La Salle Santo Antônio, iniciou suas atividades no dia 4 de agosto de 1913, com uma turma de oito alunos, numa casa de madeira situada na Rua Luiz de Camões, esquina com a Estrada Mato Grosso (atual Avenida Bento Gonçalves). Agora chega ao seu primeiro século de existência com mais de 1,3 mil estudantes matriculados, ocupando uma área de 33 mil metros quadrados no número 372 da mesma rua.


Prédio adquirido pelo colégio em 1915, onde fica a atual sede. Foto: divulgação.


A instituição recebeu esse nome como uma forma de homenagear os freis Capuchinhos e a Paróquia de Santo Antônio, incentivadores da ideia de os irmãos Lassalistas serem responsáveis por uma escola no bairro Partenon, na Capital. Em 1915, o Colégio Cruzeiro do Sul vendeu para o La Salle Santo Antonio seu antigo prédio, aquele que tinha no alto um campanário e ficava no atual endereço. Este foi demolido no final da década de 1990 para dar lugar à nova sede da escola, maior e mais moderna.

Turma do La Salle Santo Antônio nos anos 1950. Foto: divulgação.

Neste século de história, um longo caminho foi percorrido em prol da educação. Conhecimento, fraternidade e espiritualidade cristã, são valores que os Antonianos acreditam ser fatores primordiais para o desenvolvimento integral do ser humano.


Alunos brincam em frente ao prédio atual da escola. Foto: Ricardo Duarte, BD, 13/03/2013.

Colaborou Sabrina Bauer

Envie seu Comentário