Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O amor moveu a vontade

10 de agosto de 2013 0

Prédio da Avenida Julio de Castilhos, sede do hospital desde dezembro de 1940. Foto: Divulgação, banco de dados.

No início do século passado, um grupo de mulheres da cidade de Caxias do Sul, na serra gaúcha, se reuniu para fazer a diferença. E elas fizeram. O primeiro objetivo foi angariar recursos para a construção do altar-mor da Catedral. Com a meta inicial atingida, as 26 senhoras decidiram continuar mobilizadas e resolveram criar um lugar que atendesse os mais necessitados. Para isso fundaram, no dia 12 de agosto de 1913, a Associação Damas de Caridade.

Antiga farmácia do hospital. Foto: Foto Geremia, reprodução, banco de dados

Na próxima segunda-feira, será comemorado o centenário dessa iniciativa que resultou no nascimento do Hospital Nossa Senhora da Pompéia, que veio com o propósito de ajudar o próximo e exercitar o espirito cristão da caridade. A solidariedade é remédio poderoso para  a cura de muitos males. Graças a isso, e também a uma gestão profissional e competente, essa instituição, importantíssima para a saúde da população serrana, conseguiu transpor difíceis obstáculos e chega aos 100 anos com exemplar vitalidade.

Sala de operações antiga. Foto: Foto Geremia, reprodução, banco de dados

Em dezembro de 1940, o Pompéia deixou as antigas casas, onde começou em 1920, e ocupou o histórico prédio da Avenida Julio de Castilhos, onde amanhã, se o tempo ajudar, seus jardins estarão ocupados por intensa ação social. A programação inclui verificação de pressão arterial, teste de glicose, apresentações musicais e atividades recreativas para as crianças.

Envie seu Comentário