Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

As belezas e a origem de Torres

30 de dezembro de 2013 0

Vista aérea de Torres na metade do século passado, com o Morro do Farol ao fundo. Foto: Arquivo Pessoal

 

No litoral do Rio Grande do Sul, Torres é aquela exceção, que impede a generalização. Ela quebra, com sua beleza particular, a monótona planície costeira de areia, que se estende do Cabo de Santa Marta, ainda em Santa Catarina, até a barra do Arroio Chuí. Estreitando-se na altura da foz do Rio Mampituba e  trazendo fragmentos escarpados da Serra Geral até o mar, esse único promontório rochoso da nossa costa invade as águas do Atlântico. Mesmo tendo parte da sua formação submersa, emerge a dois quilômetros da praia para formar a pequena Ilha dos Lobos que sobressai menos de dois metros do nível do oceano. Essa é a única ilha do litoral rio-grandense, muito pobre em se tratando de acidentes geográficos em sua orla.

 

Praia Grande na década de 1950. Foto: Arquivo Pessoal

 

Provavelmente também por sua exclusiva geografia, o local é habitado há muito tempo, como revelam os sambaquis ali encontrados. Mas foi em torno da capela (hoje igreja) de São Domingos, durante a sua construção entre 1819 e 1825, que o núcleo urbano foi se estabelecendo. Assim como a cidade cresceu em volta da Igreja, o movimento de veranistas aumentou estimulado pelo Balneário Picoral, com sede no Hotel Voges, surgido em 1915 por iniciativa de José Antonio Picoral, João Pacheco de Freitas, Luiz André Maggi, Carlos Voges e outros torrenses.

 

Torres é conhecida pelas elevações que imprimem uma beleza particular à cidade. Foto: Arquivo Pessoal

 

Nas primeiras décadas do século passado, a elite gaúcha começou a erguer seus requintados chalés de veraneio, e gente como Borges de Medeiros ou Protásio Alves podia ser vista por ali nos meses de calor. O perfil de praia familiar ganhou sua representação quando, em 1936, foi fundada a Sociedade dos Amigos da Praia de Torres (SAPT).

 

As falésias da região serviram de inspiração para o nome da cidade. Foto: Arquivo Pessoal

Envie seu Comentário