Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Fotógrafos de rua registravam passeios na Rua da Praia, em Porto Alegre

04 de janeiro de 2014 3

Em 1958, Regina Kuhn, aos três anos, passeia com a mãe. Foto: Arquivo Pessoal

A elegância dos anônimos em caminhadas sobre os paralelepípedos da Rua da Praia já foi marca registrada de Porto Alegre e recebeu o devido registro dos street photographers até os anos conturbados da década de 1960. Chamava-se de footing o tal passeio em terno de linho branco ou vestidos acinturados e estava aí a graça das fotos em preto e branco que em muitos casos ainda hoje jazem em álbuns de família ou armazenadas em caixas de sapatos. Quem revive imagens glamourosas dos desconhecidos é o colecionador Paulo Pruss, que deixa o convite para que as pessoas postem suas antigas fotos no perfil do Facebook, o Porto Alegre Personagens. Apareçam.

Marcos Iolovitch foi um dos fotografados na Rua da Praia. Foto: Arquivo Pessoal

Comentários (3)

  • Lourenço Pires diz: 4 de janeiro de 2014

    Sensacional lembrança, parabéns!!!

  • João C.Campao- Englewood,NJ diz: 4 de janeiro de 2014

    Realmente, desde que tenho lembrança de minhas andanças por Porto Alegre, era comum ver os fotógrafos de rua. Mas, creio eu, o mais conhecido e que marcou época, era um que fotografava na Galeria Chaves, próximo ali da antiga Casa Coelho. Alias, a foto dessa Senhora, passeando com a menina, foi, certamente feita no passeio dessa Galeria . Dá para perceber, inclusive, o antigo piso daquele local, um pouco antes da escadaria que descia para a saida da Montauri.

  • Paulo Pruss diz: 6 de janeiro de 2014

    A reportagem foi publicada no perfil Porto Alegre Personagens, a repercussão foi muito grande, várias pessoas enviaram fotografias de época, isso demonstra todo o pestigio do Almanaque Gaúcho.

Envie seu Comentário