Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Sampaio e Sampaulo, os irmãos cartunistas

07 de fevereiro de 2014 1
Charge na qual Sampaulo "homenageou" o fotógrafo Ricardo Chaves. Foto: Reprodução

Charge na qual Sampaulo homenageou o fotógrafo Ricardo Chaves. Foto: Reprodução

 

Há exatos 15 anos, perdemos o cartunista Sampaulo, nascido em Uruguaiana em 1931. Foi o criador do personagem Sofrenildo, e o responsável por levantar o astral dos leitores gaúchos desde 1954, quando começou a publicar suas charges no jornal Clarim, na Capital, até sua morte, aos 67 anos, em 1999.

 

Paulo Brasil Gomes de Sampaio, o Sampaulo. Foto: Adriana Franciosi, Banco de Dados

Paulo Brasil Gomes de Sampaio, o Sampaulo. Foto: Adriana Franciosi, Banco de Dados

 

Trabalhou muito tempo na Caldas Jr. e, de 1984 até sua morte, fez charges diárias para Zero Hora. Em julho de 1995, ele me presenteou com a charge, até hoje inédita, reproduzida acima. Fotografei uma baleia para a capa de ZH e ele não desperdiçou a chance. Guardei o desenho com carinho. No humor não há bullying, só graça.

 

 

O que os mais novos talvez não saibam é que Sampaio (José Miguel Pereira de Sampaio) foi o irmão, quatro anos mais velho, que com igual sucesso abriu o caminho para o cartunismo no RS, publicando suas inesquecíveis cenas urbanas na Revista do Globo, como essa abaixo (muito atual, sobre o calor), que saiu em fevereiro de 1949.

 

Nas cenas de Sampaio, sempre havia um  homenzinho fazendo xixi. Nesta, ele está sob o toldo. O desafio era descobri-lo. Foto: Reprodução, Revista do Globo, 05/02/1949

Nas cenas de Sampaio, sempre havia um homenzinho fazendo xixi. Nesta, ele está sob o toldo. O desafio era descobri-lo. Foto: Reprodução, Revista do Globo, 05/02/1949

 

Sampaio, aos 86 anos, faz muito “pendurou a caneta”. Agora, de férias, está em Capão Novo.

Colaborou Maria Lucia Sampaio

José Miguel Pereira de Sampaio, o Sampaio. Foto: Aline Gonçalves, Divulgação

José Miguel Pereira de Sampaio, o Sampaio. Foto: Aline Gonçalves, Divulgação

Comentários (1)

  • Marcelo Xavier diz: 7 de fevereiro de 2014

    Saudades do Sampaulo, que retratava a rivalidade da dupla Gre-Nal de forma sempre bem humorada e em favor do Internacional :) Me lembro que era um guri pequeno “lendo” a saudosa Folha da Tarde; O que eu mais gostava era das charges do Sampaulo e do Sampaio.

Envie seu Comentário